terça-feira, 6 de março de 2012

Finalmente, Copa do Brasil

A Copa do Brasil finalmente estréia nesta quarta-feira, acabando com a pasmaceira dos campeonatos estaduais para quem não disputa a Libertadores.

Dos times da primeira divisão, esta semana já entram em campo: Atlético GoianienseBahia,  Cruzeiro, Grêmio, Portuguesa e São Paulo.

Vale destacar que 2012 é o último ano no atual formato sem a presença das equipes que participam da Taça Libertadores.


Alguns clubes não dão à Copa do Brasil a importância que ela merece. Não falo apenas pelo acesso à Libertadores. Esse é apenas um dos motivos para valorizá-la. Eu sou suspeito para falar, pois sou apaixonado por Copas e Taças. Acho um grande tédio campeonato de pontos corridos e um desperdício para um país tão grande como o nosso. Mas isso é uma outra discussão.

Voltando ao assunto principal, ganhar uma Copa do Brasil ou alguma outra Copa ou Taça, como a Sulamericana por exemplo, pode significar a redenção para times que há muito tempo não ganham títulos importantes. Vencer uma competição dessa traz confiança de volta ao clube e impõe respeito aos demais, praticamente dizendo "Olha, eu estava adormecido, mas voltei. Tremei-vos". Isso acontece pois é muito mais difícil voltar ganhando um campeonato tão longo como o Brasileirão do que uma competiçao como a Copa do Brasil.

  

Exemplos não faltam: o Cruzeiro estava desde 76 sem ganhar um grande título, bastou ganhar a Supercopa de 91 para abrir a porteira. Em seguida o time celeste conquistou outra Supercopa, 4 Copas do Brasil, 1 Libertadores1 Campeonato Brasileiro, entre outros. A mesma coisa aconteceu com o Fluminense que não ganhava algo desde 84, chegou a disputar até a terceira divisão, e só voltou às boas depois de vencer a Copa do Brasil de 2007. Em seguida, veio um vice campeonato de Libertadores e 1 Brasileiro. O Vasco foi pelo mesmo caminho. Desde 2001 não ganhava nada e só fazia campanhas pífias. Em 2011 ganhou a Copa do Brasil, resgatou a confiança da instituição e da torcida e foi vice campeão brasileiro no mesmo ano.

É bom que todos os clubes não sejam como Atlético MG e Botafogo que não dão muito valor a Copa do Brasil e se entregam facilmente nessa competiçao. Os clubes devem se empenhar ao máximo até esquecendo os outros torneios que disputam. Pouco importa os campeonatos estaduais. Isso vale principalmente para os times grandes que há tempo não ganham nada importante, como Cruzeiro (desde 2003), Grêmio (desde 2001) e Palmeiras (desde 1999).

Curiosidades e dados sobre a Copa do Brasil:

- Os times que mais venceram a competição foram Cruzeiro e Grêmio, com quatro titulos cada.

- O time que mais chegou à final foi o Grêmio, totalizando 7 vezes. O tricolor gaúcho também foi o time vencedor da primeira edição da Copa do Brasil em 1989.



- Só existe um time que jogou todas as edições da Copa do Brasil e nunca chegou à final:  Atlético MG

- Times sem grande expressão que já foram campeões: Juventude, Paulista, Santo Andre, e Criciúma

- O maior artilheiro em uma única edição é o atacante Fred, que fez 14 gols pelo Cruzeiro em 2005, quando o time chegou até às semifinais, sendo eliminado pelo Paulista de Jundiaí do técnico Vágner Mancini, que hoje comanda a Raposa. 

- Os times com maior número de participações são Atlético MG e Vitória. Ambas as equipes participaram de todas as edições da Copa do Brasil, totalizando 22 participações cada.

- Nomes curiosos da edição deste ano: Luverdense (MT), Aquidaunense (MS), Gurupi (TO), Espigão (RO), Trem (AP), Auto Esporte (PB) e Coruripe (AL) 


- Dos times com maior tradição no país, somente Atlético Mineiro, São Paulo e Botafogo não conquistaram o título da Copa do Brasil. Se serve de consolo, 4 das últimas 5 edições foram vencidas por times tradicionais que ainda não haviam conquistado o torneio: Vasco, Santos, Sport e Fluminense.

Ranking dos estados: 

7 - São Paulo: 3 Corinthians (2009, 2002, 1995) + 1 Santos (2010) + 1 Paulista (2005) + 1 Santo André (2004)  + 1 Palmeiras (1998)

6 - Rio Grande do Sul: 4 Grêmio (2001, 1997, 1994, 1989) + 1 Internacional (1992) + 1 Juventude (1999)
4 - Rio de Janeiro: 2 Flamengo (2006, 1990) + 1 Vasco (2011) + 1 Fluminense (2007

4 - Minas Gerais: 4 Cruzeiro (2003, 2000, 1996, 1993

1 - Pernambuco: Sport (2008)

1 - Santa Catarina: Criciúma (1991)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...