quarta-feira, 25 de abril de 2012

O caso Independência e tudo o que envolveu essa novela

A reforma do Estádio ou Arena Independência, como quiser, foi um dos casos de maior incompetência pública e manobras políticas que já se viu. O estádio no bairro Horto deveria ser reformado para suprir o período de reforma do Mineirão, que está sendo preparado para receber a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. Assim, o governo mineiro prometeu gastar 46 milhões de reais para a reforma do até então estádio do América, mas acabou gastando um valor bem maior, cerca de 130 milhões de reais.

E essa reforma foi feita com o dinheiro público, ou seja, com o seu, o meu, com o nosso dinheiro. E, por isso, deveria ser reformado para receber os jogos dos clubes da capital durante todo o tempo em que o Mineirão estivesse em obras, para não lesar ainda mais os torcedores belorizontinos. Porém, o Mineirão foi oficialmente fechado após o jogo entre Atlético e Ceará no dia 06 de julho de 2010, há 1 ano e 8 meses, junto com o fechamento do Independência. O que isso significa? Que sendo hoje a sua reinauguração é a prova de que houve um descaso e um desrespeito imensurável aos torcedores que tiveram que se virar para acompanhar seus times em outras cidades durante todo esse tempo (1 ano e 8 meses) e aos times que levaram um grande prejuízo em bilheterias durante esse período.

Antigo estádio Independência

Atual estádio Independência
Assentos sem visibilidade

Esse assunto é ainda mais ridículo. O Independência será reinaugurado com mais de 6 mil lugares com a visibilidade comprometida devido a instalação de guarda corpos em uma posição que impede a visão completa do campo. Nesses assentos, quem quiser não assistir aos jogos, pagará 50% do valor do ingresso, no qual constará um aviso do tipo: "você está comprando um ingresso em que você terá que se contentar em ver parte do jogo, portanto, caso não consiga ver o gol do seu time, pedimos sinceras desculpas".

Trata-se de mais uma manobra para mais gente levar dinheiro nas costas do dinheiro público. Uma vergonha! E não me venham falar em simples erro da engenharia. Isso não cola. Daqui uns dias os mesmos engenheiros que "erraram" vão fazer um projeto para solucionar o caso e mais gente vai ganhar com isso.


América vai ganhar um presente do governo de Minas Gerais?

O estádio foi construído com verbas do governo de Minas Gerais. O combinado foi: quando terminada a obra, 5% será de responsabilidade do governo, 5% será do América e os outros 90% serão da concessionária BWA (empresa vencedora da licitação pela manutenção do local). E, daqui a 20 anos, o América receberá 100% do estádio, novinho e reformado, sem ter que gastar UM CENTAVO do bolso. Está tudo errado. Eu te dou um estádio velho e caindo aos pedaços, e com o dinheiro do governo estadual, o dinheiro do povo, você deixa ele moderno e bonito e me devolve daqui a 20 anos. 

É um belo negócio hein, América? Esse tipo de negociação eu ainda não conhecia, estou precisando me atualizar. Brincadeiras à parte, é ridículo isso. Ainda mais se pensarmos que o papel do Independência como um "suplente" do Mineirão vai durar menos de 9 meses, pois o Mineirão, esse sim um estádio do governo estadual, estará disponível para os times mineiros já em janeiro de 2013.

Atlético tomando posse do estádio?


Essa polêmica começou quando o jornalista João Vitor Xavier tornou público o acordo entre a empresa BWA  (Concessionária responsável pela manutenção do Independência por 20 anos) e Atlético Mineiro, no dia 13 de fevereiro deste ano. Os atleticanos comemoraram o fato de terem seu próprio estádio e de terem "roubado" do rival América a propriedade do Independência. Mas não é bem assim. Então o que de fato significa essa parceria entre o Galo e a BWA?


A divisão de responsabildades do Independência para os próximos 20 anos, antes do Galo realizar o acordo com a BWA, era assim:


5% do Governo de Minas Gerais
5% do América-MG
90% da BWA (vencedora da concessão de manutenção do estádio)


Após o contrato firmado entre o Atlético e a BWA, 45% dos 90% pertencentes à BWA, agora é do Galo. Trata-se de um acordo lícito, envolvendo duas empresas que se entenderam diante de cláusulas e acertos empresariais válidos. Para viabilizar o negócio o Galo investiu 8 milhões de reais. 


Portanto, o Galo não é dono do Independência. A arena só terá dono daqui a 20 anos, e esse dono é o América-MG. O que vai acontecer é que o aluguel do Independência será dividido da seguinte forma:


5% do valor vai para o bolso do Governo de Minas
5% vai para a conta do América
45% vai para a empresa BWA
45% vai para os cofres do Atlético-MG


De maneira simples, é isso. E o Galo, obviamente, deverá atuar no campo do bairro Horto mesmo depois que o Mineirão ficar pronto, pois não iria investir 8 milhões de reais na Arena para jogar só até o final do ano. Seria prejuízo para o time alvinegro. 


Alexandre Kalil e toda a diretoria do Atlético fez, a princípio, um grande negócio. Investiu pouco e pode lucrar muito, pelo menos em 2012. Até porque o estádio certamente receberá shows e eventos culturais, o que significa que 45% do que for lucrado nessas ocasiões serão de posse do clube. Confira parte da entrevista de Alexandre Kalil para o site Superesportes:

“O Atlético vai arrecadar muito com o Independência. A BWA estava aí na praça e quem não quis agarrá-la é porque não pensou lá na frente. Mas ninguém vai nos tomar nada. Estamos dentro da legalidade, da lei. De maneira nenhuma nós ferimos o edital, o governo, o América  ou a BWA. Não tenho nada com isso. A BWA foi atrás de conteúdo para viabilizar o estádio e o Atlético, modéstia à parte, vendeu muito bem seu conteúdo. Porque nós estamos aqui trabalhando para isso. O Atlético já é o time mais rico de Minas Gerais e vai ficar mais ainda”. 



Pois bem, o Galo foi esperto, ousado e empreendedor. Mas isso pode ser bom para Cruzeiro e América também. Para o América porque o Galo vai preferir jogar no estádio em que o coelho tem direito a 5% dos lucros. E para o Cruzeiro porque ficará mais fácil de negociar com a concessionária responsável pelo Mineirão, a Minas Arena, que só terá o time celeste como o grande interessado em jogar no gigante da Pampulha. Dessa forma, ou os valores se aproximam ao que a diretoria cruzeirense quer, ou o Mineirão será um "elefante branco".

Agora é deixar de lado toda essa novela e pensar em festa. Hoje é dia de reinauguração: América x Argentinos Juniors jogarão um amistoso que também marcará a despedida de Euller dos gramados. Então, seja bem vindo novamente, Independência! Antes tarde do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...