quarta-feira, 7 de março de 2012

Entenda a guerra entre FOX e Globosat pela Libertadores

A Taça Libertadores é marcada por batalhas épicas entre os times da América Latina. Entretanto, o maior confronto que estamos vendo até agora não envolve nenhuma equipe.

A competição já está na terceira rodada em alguns grupos e até hoje a guerra entre a FOX e a Globosat não teve fim, prejudicando quem menos deveria: os torcedores e os 9 milhões de clientes que pagam caro pelas assinatura de Net e Sky


Entenda:

Tudo começou quando a Fox Latin American comprou os direitos de transmissão da Libertadores para todo o continente há alguns anos. Desde então, no Brasil a emissora norte-americana revendia esses direitos à Globosat, que transmitia a competição no seu canal esportivo. O Sportv por muito tempo deu um verdadeiro show de transmissão da maior competição das Américas. Nos últimos anos, ele exibia TODOS os jogos do torneio, inclusive aqueles que não possuíam o menor interesse do público. 

O grande problema começou este ano, quando o Grupo FOX anunciou que iria fazer uso do seu direito de exclusividade de transmissão na TV paga, através de seu novo canal: o Fox Sports. E isso injuriou a Globosat. Para piorar a situação, a emissora norte-americana começou a contratar profissionais do Sportv, como os narradores João Guilherme (do bordão "que desagradável) e Marcos de Vargas (do bordão "é rede"), além dos repórteres Victorino Chermont José Ilan.

Até ai tudo bem para nós, telespectadores, que apenas deixaríamos de acompanhar os jogos no Sportv (uma pena), mas poderíamos acompanhar pelo Fox Sports.


Mas o Grupo FOX descobriu tardiamente que não está lidando em um país sério. A Globosat se mostrou vingativa e pressionou Sky e Net a não aceitarem esse novo canal do Grupo Fox. Como? Oras, a Globosat é dona dos principais canais dessas TVs por assinatura, como Telecine, Multishow, Sportv, GloboNews, GNT, Canal Vida, Universal Chanel, entre outros, além de deter os direitos da maioria das competições esportivas. É bem fácil de fazer pressão sobre eles. Segundo o Blog do Cosme Rímoli, "se houvesse a transação, a emissora não mais venderia o Brasileiro e o Paulista a preço de banana"

Muita confusão e pouco acerto. Essa briga ainda vai dar muito o que falar. Feliz é quem tem a TV Oi, Telefônica TV Digital, Nossa TV, entre outras empresas do ramo que representam apenas 16% do mercado e já estão transmitindo o Fox Sports. E feliz também é quem só quer acompanhar Corinthians e Flamengo, pois a Globo irá transmitir os jogos dessas equipes pela TV aberta. Isso porque a Globo conseguiu o direito de transmitir os jogos de dois clubes brasileiros durante toda a competição em jogos às quartas-feiras. Evidentemente, a emissora carioca escolheu os dois times mais populares do Brasil. 

Ontem, saiu mais uma notícia preocupante divulgada no Portal Uol. Segundo ela, Sky e Net ameaçam liberar o canal Fox Sports somente depois da Libertadores. 

A situação é grave e prejudica os torcedores, os patrocinadores, que investiram caro nas camisas dos clubes, e principalmente os times brasileiros que sofrerão prejuízos imensuráveis de exposição das marcas. 

Só mesmo no Brasil. Sites piratas terão que ser a solução, mesmo com qualidades infinitamente inferiores. Eu que não vou perder Santos X Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...