A Taça Libertadores é marcada por batalhas épicas entre os times da América Latina. Entretanto, o maior confronto que estamos vendo até agora não envolve nenhuma equipe.
Tudo começou quando a Fox Latin American comprou os direitos de transmissão da Libertadores para todo o continente há alguns anos. Desde então, no Brasil a emissora norte-americana revendia esses direitos à Globosat, que transmitia a competição no seu canal esportivo. O Sportv por muito tempo deu um verdadeiro show de transmissão da maior competição das Américas. Nos últimos anos, ele exibia TODOS os jogos do torneio, inclusive aqueles que não possuíam o menor interesse do público.
O grande problema começou este ano, quando o Grupo FOX anunciou que iria fazer uso do seu direito de exclusividade de transmissão na TV paga, através de seu novo canal: o Fox Sports. E isso injuriou a Globosat. Para piorar a situação, a emissora norte-americana começou a contratar profissionais do Sportv, como os narradores João Guilherme (do bordão "que desagradável) e Marcos de Vargas (do bordão "é rede"), além dos repórteres Victorino Chermont e José Ilan.
Até ai tudo bem para nós, telespectadores, que apenas deixaríamos de acompanhar os jogos no Sportv (uma pena), mas poderíamos acompanhar pelo Fox Sports.
Mas o Grupo FOX descobriu tardiamente que não está lidando em um país sério. A Globosat se mostrou vingativa e pressionou Sky e Net a não aceitarem esse novo canal do Grupo Fox. Como? Oras, a Globosat é dona dos principais canais dessas TVs por assinatura, como Telecine, Multishow, Sportv, GloboNews, GNT, Canal Vida, Universal Chanel, entre outros, além de deter os direitos da maioria das competições esportivas. É bem fácil de fazer pressão sobre eles. Segundo o Blog do Cosme Rímoli, "se houvesse a transação, a emissora não mais venderia o Brasileiro e o Paulista a preço de banana"
Muita confusão e pouco acerto. Essa briga ainda vai dar muito o que falar. Feliz é quem tem a TV Oi, Telefônica TV Digital, Nossa TV, entre outras empresas do ramo que representam apenas 16% do mercado e já estão transmitindo o Fox Sports. E feliz também é quem só quer acompanhar Corinthians e Flamengo, pois a Globo irá transmitir os jogos dessas equipes pela TV aberta. Isso porque a Globo conseguiu o direito de transmitir os jogos de dois clubes brasileiros durante toda a competição em jogos às quartas-feiras. Evidentemente, a emissora carioca escolheu os dois times mais populares do Brasil.
Ontem, saiu mais uma notícia preocupante divulgada no Portal Uol. Segundo ela, Sky e Net ameaçam liberar o canal Fox Sports somente depois da Libertadores.
Só mesmo no Brasil. Sites piratas terão que ser a solução, mesmo com qualidades infinitamente inferiores. Eu que não vou perder Santos X Internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar do Dibico E.C
Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec