segunda-feira, 30 de abril de 2012

Fora Mancini

Bem, o que dizer depois dessa eliminação do Cruzeiro além de um simples "nós avisamos"? Vágner Mancini insistiu em um esquema ridículo durante todo o semestre. Um 4-3-3 que TODO MUNDO, incluindo o chiuaua da minha avó, sabia que não tinha futuro. O DiBico E.C alertou durante meses, mas o treinador fechou os olhos para o que estava na sua frente e continuou insistindo no erro. Quando chegou a fase decisiva do Campeonato Mineiro, e Mancini retornou para o 4-4-2, a equipe pouco havia treinado essa formação e o máximo que conseguiu foi alçar bolas na área.

Em quase 5 meses de muita tranquilidade em 2012 e com a maior pré-temporada de um time de primeira divisão, Mancini não deu nenhum padrão tático à sua equipe, não conseguiu treinar nenhuma jogada ensaiada, não testou quase nenhuma peça de reposição, mesmo com Wallyson mal no ano, só experimentou Fábio Lopes em dois jogos. E Não testou nenhum novo jogador da base. Ou seja, desperdiçou  completamente todo o Campeonato Mineiro.



O Cruzeiro fez uma campanha que iludiu o treinador. Ele pensou: "9 vitórias em 11 jogos é excelente, não?" Ele ficou cego por esses números e não viu o futebol medíocre do seu time. A raposa jogou mal a grande maioria dos jogos. Se os números diziam que o time estava bem, para que se preocupar com o esquema tático, não é mesmo? Mas ele não analisou a situação e não viu que o Cruzeiro só ganhou de times inferiores. Na única partida contra um clube da primeira divisão, empatou contra o Atlético, sendo que o rival quase matou o jogo ainda no primeiro tempo. Somente este ano foram 3 derrotas em 4 jogos contra o América. Sendo que o coelho não ganhava do Cruzeiro há dez anos. 

No clássico desse final de semana o que se viu em campo no segundo tempo foi uma verdadeira bagunça. O treinador desesperado colocou Wallyson no lugar de Marcelo Oliveira e Élber no lugar de Diego Renan. Achou que estava sendo ofensivo, mas estava sendo infantil. Abriu o time completamente e mesmo assim não conseguiu nem levar perigo ao América. O Cruzeiro tinha 3 atacantes (Anselmo Ramon, Wellington Paulista e Wallyson), 3 armadores (Montillo, Roger e Élber) e não deu um chute de perigo ao gol de Neneca. Tirando uma bola na trave, após cobrança de falta de Roger, no início do segundo tempo, o Cruzeiro quase não levou perigo ao gol americano.

A diretoria cruzeirense ainda tem a oportunidade de se livrar de Vágner Mancini e salvar o primeiro semestre do time. Se não o fizer, o bom trabalho de Gilvan e Alexandre Mattos em 2012 ficará seriamente comprometido. Mancini já provou que não é um bom treinador, não aprende com os erros e é incapaz de montar um time com qualidade e um padrão tático.

E não me venha com esse mimimi que deve-se manter o treinador para dar sequência ao trabalho. Se tem uma lição que a gente pode tirar da Champions League deste ano é que esse papo de supervalorização da manutenção de um técnico no comando de uma equipe pode ser uma grande besteira. Foi só André Villas Boas ser demitido do Chelsea para o clube inglês engrenar em 2012. Quando ele saiu, seu time vinha jogando mal e quase sendo desclassificado pelo Napoli nas oitavas de final da competição européia. Após a queda de Villas Boas, o Chelsea melhorou, conseguiu reverter a desvantagem de 3 a 1 contra o time italiano, começou a jogar bem e eliminou simplesmente o Barcelona, o melhor time do século.

O torcedor cruzeirense deve torcer para que a diretoria celeste siga a lição da diretoria do Chelsea. Se não, pode ir se preparando para a eliminação na Copa do Brasil. Não estou dizendo que o elenco cruzeirense é excelente e apenas Mancini que não presta. Gilvan precisa sim contratar mais jogadores, especialmente um atacante de velocidade e um lateral direito. Entretanto, fica evidente que esse elenco é capaz de produzir mais nas mãos de outro comandante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...