quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nós avisamos, Vágner Mancini!

O Cruzeiro já fez 13 jogos nessa temporada, com 1 derrota, 2 empates e 10 vitórias. Bons números para um início de temporada. Entretanto, a oscilação celeste durante as partidas tem preocupado os torcedores. Em grande parte dos jogos a equipe jogou mal o primeiro tempo e só encontrou o bom futebol e as vitórias na segunda etapa. Tanto que mais de 65% dos gols só saíram no segundo tempo.

Um dos motivos óbvios do baixo rendimento nos primeiros 45 minutos é a ineficiência do esquema tático adotado por Vágner Mancini. O Cruzeiro não tem condições de atuar desde o início da partida com 3 atacantes! Todo mundo já viu isso. Todo mundo mesmo, inclusive meu priminho de 4 anos e meu o cachorro. Menos V. Mancini.  Falta entrosamento e jogadores com características específicas para viabilizar esse esquema. O Dibico E.C, inclusive,já alertou a falta de efetividade desse "falso esquema ofensivo". O Cruzeiro não tem jogadores de velocidade para adotar esse estilo de jogo. Além disso, jogando nesse 4-3-3, Montillo fica sendo o único responsável pela criação, tornado-se fácil para o time adversário anular as jogadas do Cruzeiro. Ontem o argentino saiu de campo completamente exausto por causa disso. 


Quantas vezes você já ouviu esse ano a frase: "depois que o Roger entrou o time começou a jogar" ? Mas os méritos não são apenas do marido de Déborah Secco. O armador de fato tem entrado muito bem nas partidas, mas a mudança mais significativa se dá na estrutura do time. A bola tem que chegar nos atacantes e, por isso, não adianta ter 3, 4, ou 11 deles dentro de campo.

Mas parece que Vágner Mancini já está se dando conta disso (e já estava na hora). Ontem, após um péssimo primeiro tempo, o Cruzeiro melhorou na segunda etapa (como sempre) e venceu o Chapecoense por 4 a 1. O treinador começou a entender que o futebol é mais simples do que ele pensa e que os 3 atacantes tem sido uma furada:
"Nos últimos jogos, o time tem sido mais produtivo com dois atacantes, mas às vezes existe a necessidade de iniciar dessa forma (com três). É sempre assim, se você entra com dois, todo mundo pede três, se você entra com três, o pessoal pede dois. O importante é você estar vencendo os jogos, com dois ou três atacantes, às vezes até quatro, quando o Montillo faz o quarto atacante”, disse o treinador. 

E, por fim, o treinador celeste mostrou que não está precisando de óculos de grau e tem visto com clareza a real situação do time:


"A lição que a gente tira é que a gente tem reagido bem, mas não temos iniciado bem os jogos"

É simples não é Mancini? Mais consistência no meio campo, mais qualidade nos passes, mais equilíbrio em campo, mais oportunidades de gol, melhores resultados. E repetimos, o DiBico E.C já tinha avisado há algumas semanas que o esquema era falho. É bom ficar atento, Sr. Mancini, se você continuar insistindo nesse erro, o Cruzeiro poderá sofrer vários gols ainda no primeiro tempo e não ter condições de reagir no segundo simplesmente colocando Roger e Élber em campo. 

E para mais informações, siga-nos no twitter: @dibicoec e curta nossa página no http://www.facebook.com/dibicoec .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...