quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os goleiros do Campeonato Brasileiro

Hoje, 26 de abril, é o dia do goleiro. Uma das profissões mais ingratas e exigidas do mundo. Ser goleiro não é tarefa fácil e eu questiono a sanidade mental deles.

O goleiro é o primeiro a iniciar o treinamento e o último a terminar. É o único que tem um treinador exclusivo para sua posição. 

Enquanto os outros jogadores escutam as instruções táticas do treinador, jogam ping-pong, sinuca, video game e ficam no spa, os goleiros estão se jogando no chão e pulando de um lado para o outro. Afinal, o camisa 1 é o responsável por evitar que o objetivo do futebol aconteça. Ou seja, ele tem que evitar os gols. E essa profissão não admite erros. Se um atacante erra um gol incrível e logo em seguida consegue fazer outro, quase ninguém se lembra daquela falha. Mas se o goleiro falhar em um lance, o torcedor já pede logo a sua cabeça!

O Brasil já contou com grandes goleiros em sua história, que marcaram seus nomes na seleção brasileira. como: Gilmar dos Santos, Castilho, Leão, Manga,  Raúl Plassmann, Taffarel, Marcos, Dida, entre outros. Hoje em dia, temos que aturar a insistência de Mano Menezes com Júlio Cesar

O Dibico E.C analisou todos os goleiros dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Confira a lista:

Márcio - Atlético Goianiense: o goleiro de 31 anos é um dos líderes do time goiano. É o capitão, ídolo e já realizou mais de 300 jogos com a camisa do Atlético. Márcio é bom goleiro, e alterna defesas importantes, com falhas de posicionamento que o comprometem em alguns jogos. O curioso é que o goleiro se arrisca a fazer gols, tendo balançado as redes 18 vezes.


Giovanni - Atlético Mineiro: O goleiro se destacou no Grêmio Prudente e foi para o Galo ano passado. Giovanni ganhou recentemente a titularidade do contestado Renan Ribeiro. Ele tem 25 anos, boa estatura (1,91m), agilidade e elasticidade. Seu posicionamento precisa ser trabalhado para que não cometa os mesmos erros que comprometeram a atuação de outros goleiros no Atlético Mineiro. Nos jogos que teve oportunidade, não convenceu ninguém. Aconselho ele a procurar um padre ou uma mãe de santo, ou qualquer coisa assim, pois o gol do Galo anda amaldiçoado. 

Marcelo Lomba - Bahia: Revelado pelo Flamengo, Marcelo Lomba não se firmou no time carioca e se transferiu para o Bahia. Na equipe baiana o goleiro de 25 anos é um dos ídolos da torcida, que aponta o jogador como um dos destaques do time. Lomba realmente faz defesas de alto nível de dificuldade e ganhou no Bahia a segurança que o comprometia no Flamengo.



Jefferson - Botafogo: Iniciou a carreira no Cruzeiro em 2000, mas foi criticado pela torcida após falhas na extinta Copa dos Campeões. Em 2003 se transferiu para o Botafogo. Por lá não teve muitas chances e foi para o futebol turco, onde atuou por duas equipes modestas, o Trabzonspor e o Konyaspor (dá próxima vez ele poderia ir para um time mais fácil de digitar o nome, porque esses aí são molezas). Voltou para o Brasil em 2010 e retornou ao Botafogo. E dessa vez o goleiro se destacou muito, sendo até convocado para a seleção brasileira. Jefferson tem muita agilidade e reflexo apurado. Mas, por vezes, exagera na plasticidade das defesas.


Júlio César - Corinthians: Goleiro e torcedor do Corinthians, Júlio César foi revelado no clube e se tornou titular em 2010, após a saída do goleiro Felipe. Júlio teve grande momento em 2010, passou por críticas em 2011, perdendo a vaga para o jovem Renan contratado do Avaí, mas logo reassumiu a titularidade. Atualmente o goleiro sofre novamente com os questionamentos em relação à sua qualidade, devido a recente eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista, jogo marcado por duas falhas de Júlio. Ele é bom goleiro, mas não pode falhar mais pois está marcado. Júlio Cesar tem a sorte de ser querido pela torcida. Não fosse por isso, já teria sido sacado há muito tempo. 


Vanderlei - Coritiba: Com 28 anos, o goleiro tem o Coritiba como o primeiro grande clube da carreira. No clube desde 2007, Vanderlei disputou vaga com Édson Bastos e atualmente vem levando a melhor. Sua altura elevada (1,95) é um dos trunfos para se destacar na equipe paranaense. O goleiro tem a confiança do torcedor e tem realizado bons jogos com a camisa do coxa.


Fábio - Cruzeiro: O experiente goleiro de 31 anos começou a carreira no União Bandeirante, passou pelo Atlético Paranaense e veio para o time celeste em 2000. Na época, o Cruzeiro não aproveitou o goleiro e o emprestou para o Vasco. Na equipe carioca, Fábio começou a se destacar por sua agilidade, coragem e defesas importantes, chamando novamente a atenção do Cruzeiro. Desde 2005 no time mineiro, Fábio assumiu o gol em 2006 e desde então defende as cores do clube. Criticado nos primeiros anos quando alternava bons momentos com falhas feias, o goleiro vive grande momento desde 2009. O jogador já foi lembrado pela seleção brasileira, embora merecesse mais sequência com a amarelinha. Atualmente é capitão e um dos ídolos do Cruzeiro, com defesas muitas vezes milagrosas.


Wilson - Figueirense: O goleiro de 28 anos foi revelado pelo Flamengo e chegou ao Figueirense em 2007. O jogador passou por maus momentos na meta do figueira, mas sempre contou com o apoio do torcedor, que confia em seu potencial. Wilson é bastante ágil e defende bem com os pés. Já a bola aérea não é o seu forte.


Felipe - Flamengo: O camisa 1 do Flamengo iniciou a carreira pelo Vitória-BA, mas foi no Corinthians que Felipe ganhou destaque nacional. Após uma briga com a diretoria ele foi para o Braga, de Portugal. Pretendendo voltar ao Brasil, o goleiro foi a solução do Flamengo para substituir Bruno, que tinha problemas com macarrão. Desde o ano passado é titular no rubro-negro. Felipe tem o apoio da torcida, sendo um dos poucos poupados das críticas nesse início de ano. É um grande goleiro e faz defesas de alto nível. As falhas já o perturbaram, mas ainda assim é um dos melhores do Brasil.


Diego Cavalieri - Fluminense: Revelado pelo Palmeiras, o goleiro teve oportunidades no time paulista em momentos em que o titular Marcos se recuperava de contusão. Com grandes defesas, o goleiro chamou atenção de todos na época. Inclusive, quando Marcos voltou de lesão após um tempo parado, o ex-goleiro da seleção não aceitou voltar a ser titular sendo que Cavallieri estava tão bem no gol. Diego foi negociado com Liverpool, onde pouco atuou. De lá foi para o time italiano Casena, mas nem jogou. De volta ao Brasil o goleiro foi para o Fluminense ano passado. Em seus primeiros jogos não foi bem e a torcida quase o queimou logo de cara. Porém, Abel Braga acreditou no valor de Diego Cavallieri e deu confiança ao jogador, que tem muito potencial e uma mulher incrível. Cavallieri vem retribuindo a aposta de Abelão. Esta semana mesmo salvou o Fluminense de uma derrota contra o Internacional, pegando o pênalti de Dátolo. 


Victor - Grêmio: Com 1,93m e 29 anos, Victor é um dos ídolos da torcida gremista. O goleiro foi revelado pelo Paulista de Jundiaí e está no Grêmio desde 2008. Chegou com a desconfiança da torcida, mas logo conquistou os tricolores gaúchos com defesas milagrosas e um posicionamento tranquilo dentro de campo. Victor foi convocado para a seleção brasileira em 2009 pelo primeira vez e chegou a atuar com a camisa titular do Brasil no ano passado. Victor é um grande goleiro e merece seu destaque. Falha em lances bobos, como qualquer outro bom goleiro. Apesar de sua qualidade, ele não é o nome ideal para a titularidade da seleção brasileira.


Muriel - Internacional: O goleiro de 25 anos, revelado pelo próprio colorado, iniciou sua carreira em 2007. Em junho de 2011 o goleiro atuou como titular e fez uma grande partida contra o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro, colocando mais pressão sobre o então titular Renan, que não vinha bem na época. Muriel tem boa estatura (1,90), é aguerrido, corajoso e tem bons fundamentos. Esse ano, contra o Santos, Muriel fez a melhor atuação de um goleiro brasileiro no ano. Nesse dia o goleiro pegou de tudo. 


Felipe - Náutico: O jovem goleiro de 24 anos iniciou a carreira no Santos, em 2006. Assumiu o gol do peixe com 19 anos e fez bons jogos, atuando 104 vezes com a camisa do time paulista. Em 2008 não fez uma boa temporada e acabou perdendo espaço. Depois disso passou por Paraná, Portuguesa, Avaí e esse ano assumiu o Náutico. Felipe tem 1,92m e ganhou maturidade por iniciar precocemente a carreira como titular. Tem qualidade, é forte e se posiciona bem. A torcida do Náutico só espera que ele tenha arrumado um cachorro mais barato. Não entendeu? Clique aqui.


Bruno ou Deola - Palmeiras: A equipe paulista vive uma indefinição no gol. Deola era o titular do time até o Palmeiras ser desclassificado do Campeonato Paulista, quando perdeu para o Guarani, por 3 a 2. Deola falhou em "apenas" 3 gols. Isso foi o suficiente para a torcida exigir sua saída. Ele tem 29 anos, foi revelado no porco e passou por Guarani, Juventus-SP, Grêmio Barueri, Sertãozinho, antes de voltar ao Palmeiras e assumir a vaga deixada pelo grande ídolo Marcos, que se aposentou. É bom goleiro e pode ser precipitado seu afastamento do time titular por conta de uma tarde infeliz. Já  o goleiro Bruno, que também foi revelado pelo Palmeiras, esteve apenas por empréstimo na Portuguesa, ano passado, e retornou esse ano para compor o elenco palmeirense. O goleiro tem 1,95m e é a nova aposta de Felipão para assumir o gol do Palmeiras. Ele tem bom reflexo e se mantiver a tranquilidade pode permanecer na equipe titular e dar sequência em seu trabalho.



Bruno Fuso - Ponte Preta: O goleiro de 24 anos tem 1,94m e foi revelado pelo Atlético-MG. Com passagens pelo Oeste-SP e Náutico (detentor dos direitos do jogador), Bruno foi emprestado até o final do ano para a equipe de Campinas. Titular desde o início da temporada, Bruno está se destacando junto com a equipe da Ponte Preta, que eliminou o Corinthians nas Quartas de final do Campeonato Paulista. Bruno sai bem do gol e tem tudo para se destacar no Campeonato Brasileiro deste ano.


Weverton - Portuguesa: Iniciou a carreira pelo Corinthians, não tendo atuado em nenhuma partida pelo time paulista. Com 24 anos, Weverton passou por Oeste-SP, América-RN, Botafogo-SP e em 2010 chegou na Portuguesa. O jogador foi destaque da conquista do Campeonato Brasileiro da Série B ano passado, mas participou do rebaixamento da lusa para a segunda divisão do Paulistão e tem o nome mais feio dos goleiros da Série A. O jogador acertou sua transferência para o Atlético Paranaense e vai assumir o time rubro negro já no mês que vem. A Portuguesa tem Rodrigo Calaça na reserva e ainda tem indefinido o substituto do goleiro.


Rafael - Santos: O goleiro titular mais jovem da Série A do Campeonato Brasileiro tem 21 anos, 1,86m e atua como titular do Santos desde 2010. Foi revelado pelo peixe e deve ser o goleiro da seleção brasileira nas Olimpíadas deste ano. Rafael é um grande goleiro e conseguiu assumir a titularidade do time paulista com muita personalidade. Rafael defende sem fazer muito alarde, com segurança e bom reflexo. Como todo grande goleiro, ainda mais na fase de início de carreira, ele convive com algumas falhas, mas nada que comprometa seu grande trabalho.


Rogério Ceni - São Paulo: O goleiro tem a maior idade dentre todos os goleiros da Série A, com 39 anos. Rogério tem 1,88m (sem contar o seu nariz) e foi revelado pelo próprio São Paulo, em 1992. Há 20 anos no clube, ele é o maior ídolo da torcida tricolor. Rogério é o goleiro com mais gols marcados em toda a história do futebol, com a incrível marca de 103 gols. Ele é mais que um jogador experiente, é uma liderança em campo e passa confiança aos jogadores. Ceni já teve momentos excelentes e outros em que não esteve em boa fase. Não é espetacular, mas sua regularidade é inquestionável. Em 2012 vem sofrendo com uma lesão nos ombros, que o afastou durante toda a temporada até agora. Vamos ver como será o Brasileirão. 


Magrão - Sport: Revelado pelo Nacional-SP, Alessandro Beti Rosa, o Magrão, chegou no Sport em 2005, mas se tornou titular em 2006. Desde então, o goleiro é um dos destaques do time pernambucano, sendo hoje o grande ídolo do torcedor do Sport. Magrão tem 35 anos, é um profissional exemplar, educado, dedicado e defende com muita qualidade o gol do Sport. Ele teve sua melhor fase em 2009, quando defendeu o time na Libertadores da América e fez ótimas partidas. O curioso é que Magrão levou o gol de número 1000 de Romário e não foi contratado por nenhuma agência de modelo ainda.


Fernando Prass - Vasco: O goleiro vascaíno tem 33 anos, e foi revelado pelo Grêmio em 1998. Com passagens pelo Francana-SP, Vila Nova, Coritiba, União Leria-POR, chegou ao Vasco em 2009. O goleiro se destacou na campanha do time na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois disso, o camisa 1 se tornou ídolo da torcida e se identificou com a camisa vascaína, levantando também o caneco da Copa do Brasil de 2011. Prass é experiente, ágil, determinado e é um dos destaques do Vasco. 

2 comentários:

  1. Seu link foi enviado com sucesso!
    Pedimos agora para por um de nossos Banners!


    www.toaky.net

    ResponderExcluir
  2. Fábio do Cruzeiro iniciou no União Bandeirante e não União Barbarense.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...