quarta-feira, 21 de março de 2012

A importância da renovação de Montillo

No início deste ano muito se falou da saída de Montillo para o Corinthians. A imprensa paulista praticamente já colocava a camisa corinthiana no craque argentino. O Cruzeiro falou que venderia, mas só com o valor que achava justo: 15 milhões de euros. Abaixo disso não tinha conversa. O Corinthians ofereceu 8 milhões e Vitor Junior. Achava mais do que justo para um jogador com quase 30 anos. Será?

Na verdade, tenho certeza que o Corinthians chegou aqui no alto da prepotência de sua atual diretoria, achando que estava lidando com um clube pequeno e iria retirar o melhor jogador do Cruzeiro sem fazer esforço nenhum. Se enganaram.  O atual presidente do clube bateu o pé e afirmou que não venderia abaixo de 15 milhões de euros.

Gilvan quer livrar a imagem do Cruzeiro de balcão de negócios e trampolim de jogadores. Essa imagem, "conquistada" nos últimos anos de mandado do presidente Zezé Perrela, é extremamente maléfica ao clube. Mal um jogador despontava, tendo chances de se tornar um grande ídolo, e o Perrela o vendia.

Gilvan quis segurar Montillo a todo custo e merece aplausos por isso. Bancou a permanência do camisa 10, prometendo um aumento salarial ao jogador, e somente alguns meses depois conseguiu o investidor para bancar isso. Ele não ficou sentado esperando uma parceria bater na sua porta. Foi atrás de parceiros e conseguiu. Mesmo não sendo o salário prometido pelo Corinthians, cerca de R$ 500 mil, chegou próximo disso, com R$ 380 mil.

Muitas pessoas (inclusive cruzeirenses) questionavam se o Cruzeiro estava tomando a decisão correta, recusando uma oferta tão alta por um jogador, mesmo enfrentando um momento financeiro delicado. Já no início do ano, quando estava acontecendo todas aquelas especulações, eu afirmei que sim. Não se encontra nenhum camisa 10 de qualidade disponível no mercado. Se fosse um atacante, eu até concordaria em vender pois é mais fácil de repor. Quanto tempo o Cruzeiro demorou para encontrar alguém nessa posição depois do Alex? E não me venha falar de Wagner, para eu não ser desrespeitoso aqui. Montillo é sem dúvida nenhuma um dos cinco melhores jogadores em atuação no Brasil e deve ser valorizado como tal.

Além da parte técnica, que é até desnecessário falar sobre Montillo, o argentino é um atleta extremamente profissional e inteligente, como sempre foram os grandes ídolos do Cruzeiro, como Tostão, Raul, Alex, etc. Montillo tem a cara do time celeste. Não só isso, o Cruzeiro precisa de ídolos que permaneçam aqui. As crianças de Minas Gerais têm que ter um ídolo para se inspirarem e assim criarem um maior vínculo com o clube. A importância de Montillo para a Raposa é muito maior do que "apenas" a parte técnica do jogador e muito além de um pensamento simplista do marketing "ele vai ajudar a vender camisas, produtos do clube, etc". Sim, isso é verdade, mas a sua maior contribuição ao clube não será técnica e nem financeira, será simbólica. Montillo é o símbolo de uma nova era no Cruzeiro. Os meus parabéns e o meu respeito, Dr. Gilvan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...