sábado, 5 de maio de 2012

Procura-se treinador na Toca da Raposa


A campanha da torcida cruzeirense para que a diretoria demita Vágner Mancini está cada vez mais forte, ganhando destaque em todas as redes sociais e nos estádios em que o time joga. O #foramancini ficou entre os temas mais comentados no Twitter por várias vezes..

A diretoria cruzeirense já percebeu que Mancini não tem futuro no cargo. A demissão do treinador é questão de tempo, que será acelerado caso o clube seja eliminado da Copa do Brasil.

Embora não seja a melhor opção esperar o time sair da competição para buscar um novo treinador. Se o Cruzeiro ganhar do Atlético Paranaense, o trabalho de Mancini não terá sido melhor por causa de um jogo. Enfim, essa é mais uma besteira nas quais os dirigentes brasileiros se apegam, esperam acontecer o pior para tomarem as providências. Mais uma vez citamos o exemplo do Chelsea, que demitiu André Vilas Boas após a derrota sofrida pelo Napoli na partida de ida da Champions League. Depois que o treinador saiu, o time melhorou, passou pela equipe italiana e chegou à final da competição, vencendo o todo poderoso Barcelona. 

A diretoria cruzereinse deveria ir pelo mesmo caminho e trocar de treinador logo. Segundo alguns jornalistas, o diretor de futebol Alexandre Mattos já está enviando propostas por aí.

O DiBico E.C já fez parte do trabalho para a diretoria e analisou os treinadores "disponíveis", já deixando bem claro quem a torcida gostaria e quem ela quer ver bem longe da Toca da Raposa. Além disso, para não perder o costume, demos a nossa opinião sobre cada um.

Levir Culpi

Nota: 7
Possibilidade de contratação: 9/10

Avaliação: esse é o nome mais trabalhado pela diretoria. Segundo Jaeci Carvalho, "ox dirigentex celestex" já até enviaram proposta para o treinador. Levi Culpi está desde 2007 fora do Brasil. Nós, ao contrário de muitos mineiros, não apostaríamos em Levir. Trata-se de um técnico limitado e grande responsável pelo vice campeonato brasileiro do Cruzeiro em 1998. E apesar de muitos não se lembrarem, ele treinou o Cruzeiro em 2005, quando o clube saiu na semifinal da Copa do Brasil para o Paulista e perdeu o Campeonato Mineiro na final para o Ipatinga. Mas, na atual circunstância, sem tantos técnicos de qualidade no mercado, seria a melhor solução. Ou a menos pior. Levir estava desde 2007 em um time modesto do futebol japonês e seu nome era sempre especulado em Mina Gerais. Agora que ele voltou para o Brasil (está há 4 meses morando em Curitiba) pode acabar surgindo na Toca da Raposa.


Felipão

Nota: 9
Possibilidade de contratação: 2/10

Avaliação: Felipão já está de saco cheio do Palmeiras e está doido para sair de lá. Ele não perdoa os dirigentes palmeirenses que prometem um time de ponta desde 2010 e nunca lhe deram nada parecido. Mas a contratação é quase impossível, mesmo com Felipão tendo um bom relacionamento com a diretoria cruzeirense até hoje. Ele está esperando o fracasso da seleção brasileira nas Olimpíadas para receber o contato da CBF para assumir a seleção. O contrato de Scolari com o Palmeiras acaba este ano, mas mesmo que ele não vá para a seleção brasileira, Felipão tem planos para assumir qualquer outra seleção que esteja na Copa do Mundo.


Guardiola

Nota: 1.859.595.030
Possibilidade de contratação: -2.000/10

Avaliação: É difícil de acreditar, mas o atual melhor técnico do mundo está desempregado. Guardiola uma vez deu a entender que poderia aceitar o convite de um time brasileiro. Porém, entre dar uma entrevista e assinar um contrato existe um abismo. Ele já avisou que vai ficar pelo menos um ano só curtindo a vida e se preparando para um próximo desafio. Se ele quiser interromper suas "férias" e reduzir seu salário em 98,76%, quem sabe.


Celso Roth

Nota: 1
Possibilidade de contratação: 4/10

Avaliação: Celso Roth está sem clube desde 2011 quando foi demitido do Grêmio. Parece que o treinador tem recusado vários convites de times intermediários do Brasil, aguardando proposta de algum time grande. Recentemente seu nome foi especulado na Portuguesa, após a saída de Jorginho. O estilo de jogo de Roth é: "defender primeiro, depois a gente vê que que a arruma lá na frente". Para ele, os volantes são semi-deuses. O tempo máximo que Roth ficou no comando de um clube sem ser chamado de burro foram 2 dias. É um nome forte, mas que dificilmente a diretoria irá apostar, justamente pelo estilo de jogo que é completamente diferente da escola cruzeirense. Mas, se as primeiras escolhas não derem certo, pode acabar pintando na Toca da Raposa.


Leão

Nota: -5.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000
Possibilidade de contratação: 1/10

Leão é um dos piores técnicos da história do Brasil. Além disso, é um cara prepotente e arrogante. Ele está quase sendo demitido do São Paulo, que ressuscitou essa múmia no final do ano passado. Caso sua demissão coincida com a demissão de Vágner Mancini, poderá até ser especulado no Cruzeiro, para o terror da torcida. Mas dificilmente Gilvan fará tamanha loucura.


Abel Braga

Nota: 9
Possibilidade de contratação: 1/10

Por incrível que pareça, Abel Braga chegou a balançar no comando do Fluminense no início deste ano. Caso aconteça uma tragédia e o tricolor carioca seja eliminado da Libertadores para o Internacional, as coisas não ficarão boas para o lado de Abelão. O patrocinador do clube ama Renato Gaúcho e em qualquer oportunidade especula o nome de Portaluppi no Fluminense. CASO aconteça sua demissão, seria a melhor opção de todas.


Renato Gaúcho

Nota: 6
Possibilidade de contratação: 6/10

Avaliação: Renato Gaúcho não é levado a sério por muitas pessoas por ter um estilo marrento e um jeitão boleiro de ser. O treinador já venceu uma Copa do Brasil com o Fluminense, em 2007, e levou o Vasco ao vice da competição em 2006. Renato também fez ótima campanha com o tricolor carioca na Libertadores de 2009, quando foi vice, perdendo nos pênaltis para a LDU. Renato Gaúcho tem identificação com o Cruzeiro, onde teve rápida e vitoriosa passagem em 1992. Muitos acham o treinador arrogante, mas não estaria faltado mais arrogância ao Cruzeiro para entrar em campo e se impor diante dos adversários? Renato Gaúcho está sem clube desde o ano passado, quando teve rápida passagem pelo Atlético Paranaense e poderia ser uma boa solução. Uma boa alternativa para convencer o treinador é colocar areia ao redor da Lagoa da Pampulha e transformá-la em uma praia.


Falcão

Nota: 4
Possibilidade de contratação: 2/10

Que Paulo Roberto Falcão foi um grande jogador de futebol ninguém tem dúvidas. Mas como treinador ele ainda não realizou grandes trabalhos. Em 1990 Falcão iniciou a carreira de técnico, comandando a Seleção Brasileira, mas não conseguiu se manter no cargo por mais de 1 ano. Depois ele teve passagens por América do México, Internacional e pela seleção japonesa de 93 a 95. Sem muito sucesso, Falcão foi ser comentarista de futebol, voltando a treinar o Internacional somente em 2011, após longo período sem exercer a função. Mas novamente o ex-ídolo colorado não conseguiu se dar bem fora de campo e foi demitido. Atualmente ele está treinando o Bahia, onde faz excelente campanha. Apesar de gostar de um futebol ofensivo, semelhante à escola cruzeirense, não é o nome mais indicado no momento.

Carpegiani

Nota: 0
Possibilidade de contratação: 5/10

Carpegiani tem 63 anos e 30 anos na carreira como treinador. E durante todo esse longo período o treinador conquistou apenas 2 títulos de expressão, justamente nos dois primeiros anos como comandante.  Não tem a cara do Cruzeiro e não seria um bom nome para assumir o time na atual situação. Seu nome já foi especulado na Toca da Raposa para terror da torcida cruzeirense. Ele está sem time desde o ano passado, quando foi demitido do São Paulo. Este ano chegou a aceitar proposta do Vitória, mas por problemas pessoais e teve que voltar atrás.



Silvinho

Nota: 2
Possibilidade de contratação: 2/10

O ex lateral esquerdo e atual auxiliar técnico de Vágner Mancini tem se mostrado bastante aplicado na nova função. Silvinho se mostra ativo nos treinamentos, vai a campo, interage nos treinos e pode vir a se tornar um bom treinador. Nas suas entrevistas, ele parece ter um bom conhecimento sobre o futebol, muito maior do que o seu "chefe". Mas o Cruzeiro precisa de novos ares e Silvinho não deixa de ser o companheiro do criticado Mancini.

Gilson Kleina
Nota:
5
Possibilidade de contratação: 3/10


Gilson é um treinador da nova "safra" e ainda não conquistou nenhum título de expressão em sua carreira. Ele iniciou sua caminhada em 1999, como assistente técnico. Atualmente na Ponte Preta, o treinador conseguiu o acesso à primeira divisão do Brasileiro, chegou à semi final do Campeonato Paulista e ganhou o primeiro jogo das oitavas de finais contra o São Paulo na Copa do Brasil. Ainda é cedo para apostar em Gilson Kleina, mas ele vem fazendo um bom trabalho.



Adilson Batista

Nota: 5
Possibilidade de contratação: 3/10

Avaliação: Adilson Batista é um técnico que tinha tudo para ser um dos melhores do Brasil. Estudioso e extremamente dedicado, não teve sucesso por ser muito teimoso e inventar demais. Adilson é o nome preferido por uma boa parte da torcida, que ainda sente saudade do seu jeitão e por ser assumidamente cruzeirense. Porém, dificilmente sairá do Atletico Goianiense, que lhe deu uma nova oportunidade no futebol brasileiro. Ele não deve ser um bom nome para o momento também por ter sérios problemas com o meio campista Roger, que é um dos principais jogadores do Cruzeiro no momento.




Ney Franco

Nota: 9
Possibilidade de contratação: 6/10


Avaliação: Ney Franco tem um bom histórico no Cruzeiro e um dia ainda vai assumir o comando da equipe celeste. O problema é que no momento ele é o técnico da equipe sub 20 da seleção brasileira. Segundo informações do jornalista João Vitor Xavier, o Cruzeiro enviou proposta a ele, que foi aceita. Porém, Ney Franco queria acumular os dois cargos (na seleção e no time celeste) e José Maria Marín vetou imediatamente. Ney Franco recebe 200 mil reais no comando da seleção brasileira. A diretoria cruzeirense lhe ofereceu 300 mil e recebeu a contraproposta de 350 mil, quase o dobro do salário atual. Ney Franco pode até não vir, mas essa situação já mostra que a diretoria está se movimentando para contratar um novo técnico. Os dias de Vágner Mancini estão contados. Pode ser até rumores, mas onde há fumaça há fogo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...