A diretoria cruzeirense já percebeu que Mancini não tem futuro no cargo. A demissão do treinador é questão de tempo, que será acelerado caso o clube seja eliminado da Copa do Brasil.
Embora não seja a melhor opção esperar o time sair da competição para buscar um novo treinador. Se o Cruzeiro ganhar do Atlético Paranaense, o trabalho de Mancini não terá sido melhor por causa de um jogo. Enfim, essa é mais uma besteira nas quais os dirigentes brasileiros se apegam, esperam acontecer o pior para tomarem as providências. Mais uma vez citamos o exemplo do Chelsea, que demitiu André Vilas Boas após a derrota sofrida pelo Napoli na partida de ida da Champions League. Depois que o treinador saiu, o time melhorou, passou pela equipe italiana e chegou à final da competição, vencendo o todo poderoso Barcelona.
A diretoria cruzereinse deveria ir pelo mesmo caminho e trocar de treinador logo. Segundo alguns jornalistas, o diretor de futebol Alexandre Mattos já está enviando propostas por aí.
O DiBico E.C já fez parte do trabalho para a diretoria e analisou os treinadores "disponíveis", já deixando bem claro quem a torcida gostaria e quem ela quer ver bem longe da Toca da Raposa. Além disso, para não perder o costume, demos a nossa opinião sobre cada um.
O DiBico E.C já fez parte do trabalho para a diretoria e analisou os treinadores "disponíveis", já deixando bem claro quem a torcida gostaria e quem ela quer ver bem longe da Toca da Raposa. Além disso, para não perder o costume, demos a nossa opinião sobre cada um.
Levir Culpi
Nota: 7
Possibilidade de contratação: 9/10
Avaliação: esse é o nome mais trabalhado pela diretoria. Segundo Jaeci Carvalho, "ox dirigentex celestex" já até enviaram proposta para o treinador. Levi Culpi está desde 2007 fora do Brasil. Nós, ao contrário de muitos mineiros, não apostaríamos em Levir. Trata-se de um técnico limitado e grande responsável pelo vice campeonato brasileiro do Cruzeiro em 1998. E apesar de muitos não se lembrarem, ele treinou o Cruzeiro em 2005, quando o clube saiu na semifinal da Copa do Brasil para o Paulista e perdeu o Campeonato Mineiro na final para o Ipatinga. Mas, na atual circunstância, sem tantos técnicos de qualidade no mercado, seria a melhor solução. Ou a menos pior. Levir estava desde 2007 em um time modesto do futebol japonês e seu nome era sempre especulado em Mina Gerais. Agora que ele voltou para o Brasil (está há 4 meses morando em Curitiba) pode acabar surgindo na Toca da Raposa.
Felipão
Nota: 9
Possibilidade de contratação: 2/10
Avaliação: Felipão já está de saco cheio do Palmeiras e está doido para sair de lá. Ele não perdoa os dirigentes palmeirenses que prometem um time de ponta desde 2010 e nunca lhe deram nada parecido. Mas a contratação é quase impossível, mesmo com Felipão tendo um bom relacionamento com a diretoria cruzeirense até hoje. Ele está esperando o fracasso da seleção brasileira nas Olimpíadas para receber o contato da CBF para assumir a seleção. O contrato de Scolari com o Palmeiras acaba este ano, mas mesmo que ele não vá para a seleção brasileira, Felipão tem planos para assumir qualquer outra seleção que esteja na Copa do Mundo.
Guardiola
Nota: 1.859.595.030
Avaliação: É difícil de acreditar, mas o atual melhor técnico do mundo está desempregado. Guardiola uma vez deu a entender que poderia aceitar o convite de um time brasileiro. Porém, entre dar uma entrevista e assinar um contrato existe um abismo. Ele já avisou que vai ficar pelo menos um ano só curtindo a vida e se preparando para um próximo desafio. Se ele quiser interromper suas "férias" e reduzir seu salário em 98,76%, quem sabe.
Nota: 1
Possibilidade de contratação: 4/10
Avaliação: Celso Roth está sem clube desde 2011 quando foi demitido do Grêmio. Parece que o treinador tem recusado vários convites de times intermediários do Brasil, aguardando proposta de algum time grande. Recentemente seu nome foi especulado na Portuguesa, após a saída de Jorginho. O estilo de jogo de Roth é: "defender primeiro, depois a gente vê que que a arruma lá na frente". Para ele, os volantes são semi-deuses. O tempo máximo que Roth ficou no comando de um clube sem ser chamado de burro foram 2 dias. É um nome forte, mas que dificilmente a diretoria irá apostar, justamente pelo estilo de jogo que é completamente diferente da escola cruzeirense. Mas, se as primeiras escolhas não derem certo, pode acabar pintando na Toca da Raposa.
Leão
Nota: -5.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000
Possibilidade de contratação: 1/10
Leão é um dos piores técnicos da história do Brasil. Além disso, é um cara prepotente e arrogante. Ele está quase sendo demitido do São Paulo, que ressuscitou essa múmia no final do ano passado. Caso sua demissão coincida com a demissão de Vágner Mancini, poderá até ser especulado no Cruzeiro, para o terror da torcida. Mas dificilmente Gilvan fará tamanha loucura.
Abel Braga
Nota: 9
Possibilidade de contratação: 1/10
Por incrível que pareça, Abel Braga chegou a balançar no comando do Fluminense no início deste ano. Caso aconteça uma tragédia e o tricolor carioca seja eliminado da Libertadores para o Internacional, as coisas não ficarão boas para o lado de Abelão. O patrocinador do clube ama Renato Gaúcho e em qualquer oportunidade especula o nome de Portaluppi no Fluminense. CASO aconteça sua demissão, seria a melhor opção de todas.
Renato Gaúcho
Nota: 6
Possibilidade de contratação: 6/10
Avaliação: Renato Gaúcho não é levado a sério por muitas pessoas por ter um estilo marrento e um jeitão boleiro de ser. O treinador já venceu uma Copa do Brasil com o Fluminense, em 2007, e levou o Vasco ao vice da competição em 2006. Renato também fez ótima campanha com o tricolor carioca na Libertadores de 2009, quando foi vice, perdendo nos pênaltis para a LDU. Renato Gaúcho tem identificação com o Cruzeiro, onde teve rápida e vitoriosa passagem em 1992. Muitos acham o treinador arrogante, mas não estaria faltado mais arrogância ao Cruzeiro para entrar em campo e se impor diante dos adversários? Renato Gaúcho está sem clube desde o ano passado, quando teve rápida passagem pelo Atlético Paranaense e poderia ser uma boa solução. Uma boa alternativa para convencer o treinador é colocar areia ao redor da Lagoa da Pampulha e transformá-la em uma praia.
Falcão
Nota: 4
Possibilidade de contratação: 2/10
Que Paulo Roberto Falcão foi um grande jogador de futebol ninguém tem dúvidas. Mas como treinador ele ainda não realizou grandes trabalhos. Em 1990 Falcão iniciou a carreira de técnico, comandando a Seleção Brasileira, mas não conseguiu se manter no cargo por mais de 1 ano. Depois ele teve passagens por América do México, Internacional e pela seleção japonesa de 93 a 95. Sem muito sucesso, Falcão foi ser comentarista de futebol, voltando a treinar o Internacional somente em 2011, após longo período sem exercer a função. Mas novamente o ex-ídolo colorado não conseguiu se dar bem fora de campo e foi demitido. Atualmente ele está treinando o Bahia, onde faz excelente campanha. Apesar de gostar de um futebol ofensivo, semelhante à escola cruzeirense, não é o nome mais indicado no momento.
Nota: 0
Possibilidade de contratação: 5/10
Carpegiani tem 63 anos e 30 anos na carreira como treinador. E durante todo esse longo período o treinador conquistou apenas 2 títulos de expressão, justamente nos dois primeiros anos como comandante. Não tem a cara do Cruzeiro e não seria um bom nome para assumir o time na atual situação. Seu nome já foi especulado na Toca da Raposa para terror da torcida cruzeirense. Ele está sem time desde o ano passado, quando foi demitido do São Paulo. Este ano chegou a aceitar proposta do Vitória, mas por problemas pessoais e teve que voltar atrás.
Silvinho
Nota: 2
Possibilidade de contratação: 2/10
O ex lateral esquerdo e atual auxiliar técnico de Vágner Mancini tem se mostrado bastante aplicado na nova função. Silvinho se mostra ativo nos treinamentos, vai a campo, interage nos treinos e pode vir a se tornar um bom treinador. Nas suas entrevistas, ele parece ter um bom conhecimento sobre o futebol, muito maior do que o seu "chefe". Mas o Cruzeiro precisa de novos ares e Silvinho não deixa de ser o companheiro do criticado Mancini.
Gilson Kleina
Nota: 5
Possibilidade de contratação: 3/10
Gilson é um treinador da nova "safra" e ainda não conquistou nenhum título de expressão em sua carreira. Ele iniciou sua caminhada em 1999, como assistente técnico. Atualmente na Ponte Preta, o treinador conseguiu o acesso à primeira divisão do Brasileiro, chegou à semi final do Campeonato Paulista e ganhou o primeiro jogo das oitavas de finais contra o São Paulo na Copa do Brasil. Ainda é cedo para apostar em Gilson Kleina, mas ele vem fazendo um bom trabalho.
Adilson Batista
Nota: 5
Possibilidade de contratação: 3/10
Avaliação: Adilson Batista é um técnico que tinha tudo para ser um dos melhores do Brasil. Estudioso e extremamente dedicado, não teve sucesso por ser muito teimoso e inventar demais. Adilson é o nome preferido por uma boa parte da torcida, que ainda sente saudade do seu jeitão e por ser assumidamente cruzeirense. Porém, dificilmente sairá do Atletico Goianiense, que lhe deu uma nova oportunidade no futebol brasileiro. Ele não deve ser um bom nome para o momento também por ter sérios problemas com o meio campista Roger, que é um dos principais jogadores do Cruzeiro no momento.
Ney Franco
Nota: 9
Possibilidade de contratação: 6/10
Avaliação: Ney Franco tem um bom histórico no Cruzeiro e um dia ainda vai assumir o comando da equipe celeste. O problema é que no momento ele é o técnico da equipe sub 20 da seleção brasileira. Segundo informações do jornalista João Vitor Xavier, o Cruzeiro enviou proposta a ele, que foi aceita. Porém, Ney Franco queria acumular os dois cargos (na seleção e no time celeste) e José Maria Marín vetou imediatamente. Ney Franco recebe 200 mil reais no comando da seleção brasileira. A diretoria cruzeirense lhe ofereceu 300 mil e recebeu a contraproposta de 350 mil, quase o dobro do salário atual. Ney Franco pode até não vir, mas essa situação já mostra que a diretoria está se movimentando para contratar um novo técnico. Os dias de Vágner Mancini estão contados. Pode ser até rumores, mas onde há fumaça há fogo.
Nota: 5
Possibilidade de contratação: 3/10
Gilson é um treinador da nova "safra" e ainda não conquistou nenhum título de expressão em sua carreira. Ele iniciou sua caminhada em 1999, como assistente técnico. Atualmente na Ponte Preta, o treinador conseguiu o acesso à primeira divisão do Brasileiro, chegou à semi final do Campeonato Paulista e ganhou o primeiro jogo das oitavas de finais contra o São Paulo na Copa do Brasil. Ainda é cedo para apostar em Gilson Kleina, mas ele vem fazendo um bom trabalho.
Adilson Batista
Nota: 5
Possibilidade de contratação: 3/10
Avaliação: Adilson Batista é um técnico que tinha tudo para ser um dos melhores do Brasil. Estudioso e extremamente dedicado, não teve sucesso por ser muito teimoso e inventar demais. Adilson é o nome preferido por uma boa parte da torcida, que ainda sente saudade do seu jeitão e por ser assumidamente cruzeirense. Porém, dificilmente sairá do Atletico Goianiense, que lhe deu uma nova oportunidade no futebol brasileiro. Ele não deve ser um bom nome para o momento também por ter sérios problemas com o meio campista Roger, que é um dos principais jogadores do Cruzeiro no momento.
Ney Franco
Nota: 9
Possibilidade de contratação: 6/10
Avaliação: Ney Franco tem um bom histórico no Cruzeiro e um dia ainda vai assumir o comando da equipe celeste. O problema é que no momento ele é o técnico da equipe sub 20 da seleção brasileira. Segundo informações do jornalista João Vitor Xavier, o Cruzeiro enviou proposta a ele, que foi aceita. Porém, Ney Franco queria acumular os dois cargos (na seleção e no time celeste) e José Maria Marín vetou imediatamente. Ney Franco recebe 200 mil reais no comando da seleção brasileira. A diretoria cruzeirense lhe ofereceu 300 mil e recebeu a contraproposta de 350 mil, quase o dobro do salário atual. Ney Franco pode até não vir, mas essa situação já mostra que a diretoria está se movimentando para contratar um novo técnico. Os dias de Vágner Mancini estão contados. Pode ser até rumores, mas onde há fumaça há fogo.