domingo, 29 de abril de 2012

DiBico E.C Entrevista: Amanda Moura

A partir de hoje, o DiBico E.C trará sempre entrevistas interessantes com convidados variados nesta nova sessão do blog. O "DiBico E.C Entrevista" terá perguntas diretas, seguindo os preceitos que baseiam o blog: informação, opinião e humor.

A escolhida para estrear as entrevistas do DiBco é atleta profissional do Clube Atlético Mineiro, tem 18 anos, estuda economia no Ibmec e tem um irmão reconhecido pelo apelido de He-man. Você já deve ter ouvido falar, pois seu time com certeza já tomou pelo menos um gol de Rafael Moura.

Além do talento para o futebol e para a matemática, "Mandinha", como é chamada pelos amigos, se mostrou muito simpática e detentora de uma personalidade firme com opiniões bem definidas. Ela recebeu a equipe do DiBico E.C em sua casa e respondeu as nossas perguntas sem titubear. Podemos afirmar que escolhemos bem a pessoa para estrear o "DiBico E.C entrevista".

A entrevista:

1 - Quando você viu que tinha talento para o futebol? Você acredita que esse talento é genética ou foi apenas coincidência sua mãe ter criado dois jogadores?

Não acredito que seja coincidência minha mãe ter criado dois filhos jogadores, porque desde pequenos meus pais propiciam estímulos para seus filhos no esporte. Sempre praticamos diversos esportes e conciliamos com o estudo. Comecei a jogar bola aos 3 anos por influência do meu irmão, que já jogava nas categorias juniores do Atlético. Aos 10 anos, quando entrei para o futebol de campo, percebi que era o que eu gostaria de fazer como trabalho. Da mesma maneira se procedeu com meu irmão. Ele começou fazendo bicicross e então foi para o futebol. A escolha foi nossa, mas a base toda foi dada por meus pais.

2 - Os seus futuros filhos já têm empresário definido? Se não, pode entrar em contato comigo quando sair o resultado do ultrassom?

(risos). Muito obrigada. Meus filhos ainda não têm um empresário definido, mas com certeza vou fazer com ele o que meus pais fizeram comigo: dar todo o estímulo, seja intelectual ou esportivo para eles serem ecléticos e poderem decidir qual lado seguir. Quanto ao empresário, já estou estudando propostas.

3 - Além do futebol, você estuda  economia na faculdade. Como você consegue conciliar o futebol, faculdade, entrevistas para blogs chatos como este, salão, festas, etc?

Não é fácil. Tem que ter muita persistência e ter certeza dos seus objetivos. Estudar de manhã, treinar a tarde e dedicar ainda um pouco de tempo a mim, aos meus amigos e à minha família é complicado. Final de semana é sempre voltado ao esporte, porque não pode perder a concentração. Porém, desde pequena eu estou acostumada a essa rotina de treinos e estudo. Então, tenho uma certa facilidade para flexibilizar meu tempo. Com isso, consigo ir ao salão, sair e me divertir conciliando com trabalho. Dá até tempo para dar entrevistas para "blogs chatos como este". (risos). Apesar de eu não achar chato, claro. 

4 - Você ainda aguenta ouvir piadinhas envolvendo He-man e She-ha?

Claro. Eu adoro. É sempre bom ouvir e acho que não vou cansar tão cedo. Meu irmão até hoje não cansou e utiliza o apelido como uma marca dele. Quando não tem maldade, os apelidos mostram a forma como as pessoas nos vêem com respeito e isso traz mais força. 

5 - Você é irmã do atacante Rafael Moura. Qual a importância dele para sua carreira? Em algum momento  as inevitáveis comparações com ele te atrapalharam? Você às vezes dá uma "cornetada" no seu irmão?

Meu irmão é meu ídolo e meu exemplo a seguir dentro e fora de campo. Comecei a jogar por influência dele e até hoje ele é meu pilar. Sempre um se compara ao outro mas de uma maneira saudável, que traz melhoras para os dois. As pessoas sempre dizem que sou a versão feminina dele, mas nada que me coloque pressão, então fico sempre lisonjeada de saber que estou seguindo os passos dele. 

6 - No último ano, a equipe feminina do Santos foi desfeita. Você tem esperanças de fazer sua carreira no Brasil mesmo neste cenário desfavorável ou pensa em se transferir para o exterior?

É lamentável que um time como o Santos, que tinha a melhor estrutura do Brasil, tenha se acabado. Espero que os dirigentes dos demais clubes não sigam essa linha porque o sonho de muitas meninas está nas mãos deles. Penso muito em ir para o exterior jogar em clubes que me dêem reais condições de realizar meu trabalho, mas antes quero fazer a diferença pelo futebol feminino no Brasil. 

7 - Para você, quem é melhor: Neymar, Messi ou Rafael Moura?

Os 3 são os meus favoritos no esporte. Mas o Rafael Moura para mim é sempre o melhor do mundo. Entre Messi e Neymar que são gênios, prefiro o craque brasileiro.

8 - Falando imparcialmente agora, quem você acha que leva a Libertadores: Fluminense, Fluminense ou o Fluminense?

(risos) Essa não é difícil de responder. Sem dúvidas será o Fluminense.

9 - Como seu irmão lida com as "cantadas"que você leva? Ele é muito ciumento?

Meu irmão é a pessoa mais ciumenta que existe no mundo e para ele é mais difícil porque é o único entre 3 mulheres. Não falo por clichê, pelo que vivi ele é totalmente indisposto a cantadas e não toleram que "mexam" com pessoas da família dele, especialmente eu que sou a irmã caçula. 

10 - Então, como ele deve ler essa entrevista, não é uma boa hora para te convidar para sair né?

(risos) (pausa para respirar) (mais risos) Essa eu prefiro nem responder.

11 - Você, recentemente, foi ao 98 FC, que é o melhor programa humorístico e esportivo de Minas Gerais. Como foi a experiência? Qual o integrante mais feio da turma?

Foi uma experiência incrível. Sou muito grata ao espaço que eles proporcionaram a mim e ao futebol feminino. Me diverti muito, porque eles são muito engraçados. O mais feio eu não sei, mas me apaixonei pelo Padre!

(Curioso para ver a entrevista? Clique aqui, aqui e aqui.)

12 - Seu irmão é um dos melhores cabeceadores do futebol brasileiro atualmente. Você também é boa nesse fundamento? Há alguma outra característica semelhante entre vocês dois ou são estilos totalmente diferentes?

Nosso estilo de jogo é muito parecido e as vezes até assusta a semelhança. Um dos meus melhores fundamentos é justamente o cabeceio e que faz muita diferença. Inclusive, minha maior média de gols é com a cabeça. Meu pai incurtiu isso em nós, passávamos horas na garagem de casa somente cabeceando bolas.

13 -Pergunta de número 13. E 13 é Galo. Você e sua família torcem para o Atlético-MG. Se o Cruzeiro tivesse um time feminino e a convidasse para jogar com a camisa azul, como seria?

Nascemos atleticanos, mas o profissionalismo vem em primeiro lugar. No futebol você tem que defender a camisa que veste. 

14 - Quais as condições que o Atlético Mineiro dá as suas jogadoras? Para as mulheres, o Galo também tem uma grande estrutura?

O Atlético hoje é um dos melhores clubes de futebol feminino para se trabalhar. Ano passado o presidente Alexandre Kalil iniciou o projeto de incentivo, então, temos salários, patrocínios separados, vale transporte, plano de saúde e todos os outros direitos dos trabalhadores. Apesar de, infelizmente, não treinarmos no CT, temos uma excelente estrutura também que tem que ser ressaltada.

15 - Para finalizar, o que você achou da entrevista?

Eu simplesmente amei a entrevista. Minha mãe adorou. Ficou engraçada, leve e muito inteligente. Vocês estão de parabéns. Estou acompanhando o blog sempre e continuando desse jeito vocês vão ter sucesso nacional logo logo. Estou torcendo muito por isso pois já virei fã. Obrigada pelo espaço e carinho. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...