sábado, 28 de abril de 2012

Pep Guardiola na Seleção brasileira?

O ex-treinador do Barcelona nem bem saiu do time catalão e os brasileiros já pedem por ele no comando da seleção brasileira. O jovem Pep Guardiola tem apenas 41 anos, mas tem números impressionantes,  vencendo os mais importantes e variados títulos em seus 4 anos à frente do Barça. Confira a lista de conquistas do treinador:
  • Campeonato Espanhol2008–092009-10 e 2010-11
  • Copa do Rei: 2008–09
  • Supercopa da Espanha: 2009, 2010, 2011
  • Liga dos Campeões da UEFA2008–092010-11
  • Supercopa Europeia: 2009, 2011
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA20092011
  • Copa Audi2011
  • Troféu Joan Gamper20082010 e 2011
Além do invejável currículo, Guardiola se destacou no Barça por implantar um futebol coletivo, moderno e que encantou o mundo. Sonhando com a possibilidade de ver o treinador na seleção nacional, os brasileiros não perderam tempo e desde ontem estão a declarar esse desejo nas redes sociais. No Facebook já são inúmeras imagens compartilhadas por milhares de pessoas que apostam em Pep para a "volta do futebol de verdade" do Brasil.


Nos portais esportivos a notícia já é especulada e vem ganhando grandes proporções. Até o treinador do Santos, Muricy Ramalho, deu sua opinião sobre o assunto: "O Mano vai conduzir ate lá. Existe um projeto para isso, mas é um treinador (Guardiola) que pelo que fez, chama a atenção, e admiramos muito. Tive a felicidade de trabalhar contra ele (Mundial de Clubes) e vi que era um grande treinador, é um cara muito valorizado, mas no momento o Brasil está com um treinador e deve ir até 2014”. E foi incisivo ao dizer que o ex treinador do Barcelona "deixou um legado importante para os técnicos e para o futebol."

Já o site da revista Placar traz uma enquete com números que comprovam a admiração do torcedor brasileiro pelo trabalho de Pep Guardiola:



O fato é que a torcida brasileira está carente daquele futebol que todos diziam ser o "melhor futebol do mundo". A seleção nacional já não encanta, não emociona, não prende a atenção dos torcedores. No passado, o país parava para ver uma convocação de jogadores, pintava as ruas para ver os jogos, as pessoas se reuniam para vibrar com os ídolos nacionais. Mas isso tudo se perdeu. O amor pelo futebol não, esse ainda continua vivo. Mas o amor pela camisa amarela, esse sim já não é o mesmo. É lamentável, mas é a verdade. E é natural que os brasileiros sonhem com um treinador que mostrou para o mundo que é possível jogar bonito, de forma plástica e encantadora, e ainda assim vencer quase tudo.

O pensamento de Guardiola é diferente do futebol defensivo, que valoriza jogadores altos, fortes, em detrimento da qualidade técnica e do futebol arte. Pep gosta do toque de bola, da ousadia, do jeito moleque de brincar com a bola, sempre visando o gol e respeitando o adversário. Futebol para ele é ofensivo, vibrante, não importando o placar do jogo.

Não tem como impedir a manifestação de um povo que deseja ter de volta o futebol arte do qual todos se apaixonaram. E o ex treinador do Barcelona é hoje o grande representante desse futebol. O torcedor já não admite esse futebol burocrático, chato e sem encanto, por isso, ter Pep Guardiola como treinador do Brasil pode até ser ilusão, utopia, um sonho, mas que seja. O brasileiro só quer mostrar para Mano Menezes e para aqueles que vestem a camisa amarela que ela ainda esperam pelo "futebol de verdade".

E fica nosso recado para o Mano:


8 comentários:

  1. Ta ai uma boa, mais acho difícil ele conseguir fazer isso no Brasil, não pelos jogadores, mais sim porque esse sistema do barcelona levou anos para ficar desse jeito e numa seleção como a do brasil a paciência é muito menor.

    ResponderExcluir
  2. Brasil campeao de novo? só se nascer outro Ronaldo, outro Romario outro Robero Carlos, outro Ronaldinho Gaucho, porque essa geração ae ganha nada não. O melhorzinho é o neymar e olha o tanto que o cara ta abaixo de Messi e Cristiano Ronaldo. Sem condiçoes Brasil! Dependendo de Lucas Leiva, até Jadson com na seleta, brinca não mosso. Time horrivel!

    ResponderExcluir
  3. A questão do futebol da seleção não passa apenas pelo aspecto jogadores, o buraco é mais embaixo,trata-se de mentalidade!
    OS boçais antecessores do Sr. Mano Menezes descaracterizaram o estilo de jogo da seleção brasileira, não há esquema tático,uniformidade,metodologia de trabalho os técnicos viraram distribuidores de coletes no treino e só.RENOVAÇÂO não só dentro das quatro linha, como fora delas também!

    ResponderExcluir
  4. TRAZ O GUARDIOLA E PEGA 11 PELADEIROS E COLOCA NA SELEÇÃO QUE MESMOA SSIM O GUARDIOLA TRAZ O HEXA PRA NOS....

    agora deixar o MANO e continuar insistindo no PATO E NO ROBINHO, AI O BRASIL NUNCA MAIS VAI GANHAR

    ResponderExcluir
  5. Concordo!

    Acho que o técnico da seleção deveria investir nos sub-20

    ResponderExcluir
  6. O uruguai vai voltar a ser campeao em 2014, tenho dito!

    ResponderExcluir
  7. Olá,Dibico. Gostei da postagem e também do blog. Abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  8. esse time do atual do brasil é pior q o da copa de 90!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...