quarta-feira, 18 de abril de 2012

Relembre os centenários dos clubes brasileros

Semana passada o Santos celebrou o seu centenário com uma incrível cobertura da mídia e com direto até a uma festa em pleno congresso brasileiro. Mas o Peixe não é o primeiro clube brasileiro a completar 100 anos. Relembre como foi o centenário dos grandes clubes centenários.

Flamengo 1995

O primeiro grande clube brasileiro a comemorar 100 anos de vida foi o time com maior número de torcedores no Brasil. Naquele ano a principal festa ficou por conta da contratação de Romário e Edmundo, que estavam no Barcelona e Palmeiras, respectivamente. Junto com Sávio, os dois formaram um ataque dos sonhos que era tido como o melhor do mundo pela sua torcida antes mesmo da estreia. Mesmo assim, a única conquista naquele ano foi a Taça Guanabara. 1995 foi bem frustrante para o torcedor rubronegro e o trio acabou sendo considerado pelos rivais como o pior ataque do mundo. O Flamengo perdeu o Campeonato Carioca para o Fluminense no jogo que ficou marcado pelo gol de barriga de Renato Gaúcho, ficou em 21º colocado geral no Campeonato Brasileiro e ainda teve que "aturar" o rival Botafogo como campeão da competição.



Vasco 1998

Já o Vasco da Gama foi praticamente o único time brasileiro que teve o que comemorar no ano do seu centenário. O elenco alvinegro formado por jogadores como Mauro Galvão, Odvan, Felipe, Juninho Pernambucano e Luizão foi campeão da Libertadores de 1998 em cima do Barcelona do Equador. Mas o jogo mais lembrado foi a semifinal contra o River Plate na Argentina. Além disso, o cruzmaltino ganhou o Campeonato Caroca vencendo a Taça Rio e a Taça Guanabara. O ano não terminou bem, com a derrota no Mundial de Clubes para o Real Madrid, mas foi um centenário digno e melhor do que todos os outros clubes.


Vitória 1999

O Vitória não teve um centenário maravilhoso, mas não foi tão ruim como outros times. O clube baiano ficou em 6º lugar na parte de pontos corridos do Campeonato Brasileiro e foi eliminado na semifinal para o Atlético Mineiro. Na Copa do Brasil saiu para o Palmeiras nas oitavas e no Campeonato Baiano foi campeão junto com o rival Bahia em uma das competições mais polêmicas da história. O Vitória ainda conquistou a Copa Nordeste daquele ano


Ponte Preta 2000

A Ponte Preta, time de grande torcida e tradição em Campinas, comemorou o seu centenário em 2000. Para quem não se lembra, esse foi o ano da Copa João Havelange, que substituiu o Campeonato Brasileiro por causa do caso Sandro Hiroshi. A macaca teve uma posição honrosa na competição, ficando em 7º na fase de pontos corridos e sendo eliminado nas oitavas de final para o Grêmio.


Náutico 2001

O Náutico foi campeão pernambucano no seu centenário depois de 12 anos sem conquistar a competição e interrompendo a sequência de 5 títulos seguidos do rival Sport. Na Série B do Brasileirão ficou em 5º e foi eliminado pelo Figueirense nas oitavas de final. Na Copa do Brasil foi eliminado para o ABC ainda na primeira fase da competição. 


Fluminense 2002

O tricolor carioca organizou uma série de festividades para comemorar o centenário do clube, mais ou menos como aconteceu nos demais times que fizeram cem anos recentemente. O Fluminense montou um relógio com a contagem regressiva para a data, recebeu homenagem da Câmara dos Deputados, lançou logo, camisas, selo e até um livro em cordel contando a história do clube. A maior conquista do Fluminense no ano foi o Campeonato Carioca, bem desvalorizado na época por causa da Copa Rio São Paulo. O time, que também contava com o baixinho Romário no elenco, ficou em 4º lugar no Campeonato Brasileiro de 2002 e foi eliminado pelo Brasiliense nas quartas de finais da Copa do Brasil.


Grêmio 2003

O ano do centenário chegou com muitas expectativas para os gremistas. Em 2001 o time fora campeão da Copa do Brasil e em 2002 se classificou para a Libertadores do ano seguinte ficando em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Porém, o centenário do Grêmio também foi um dos mais frustrantes do Brasil. O time ficou em ÚLTIMO lugar no Campeonato Gaúcho daquele ano, foi eliminado pelo modesto Independiente Medellín da Colômbia na Libertadores e quase foi rebaixado no Campeonato Brasileiro.


Botafogo 2004

Ao contrário do que muita gente pensa, o Botafogo não foi fundado em 1910. Nesse ano, o alvinegro conquistou o que foi considerado o seu primeiro título na época. A fundação do glorioso foi em 1904. Cem anos depois, o time fez um centenário vergonhoso. No Campeonato Carioca não se classificou nem para as semifinais da Taça Rio e da Taça Guanabara. Na Copa do Brasil saiu ainda na segunda fase para o Gama. E no Campeonato Brasileiro quase foi rebaixado.
Sport 2005

O centenário do Sport Clube de Recife também não foi muito feliz. No Campeonato Pernambucano ficou em 3º lugar nos dois turnos. No Campeonato Brasileiro da Série B o leão da ilha ficou apenas em 16º, quase foi rebaixado para a terceira divisão e ainda viu o seu rival Santa Cruz levantando o caneco da competição. Naquele ano o time nem disputou a Copa do Brasil.


Atlético Mineiro 2008

Os atleticanos aguardaram o ano do seu centenário cheios de esperança de dias melhores. O clube realizou, no dia de seu centésimo aniversário, um grande evento no Mineirão. Porém, o ano não foi digno de nenhuma festa. O péssimo elenco montado pelo então presidente Ziza, teve 41 jogadores durante todo o ano. O Atlético terminou o Campeonato Brasileiro na 12ª colocação. Na Sulamericana e na Copa do Brasil, o clube foi eliminado pelo Botafogo. Além disso, em 2008, o Atlético sofreu um dos maiores vexames de sua história, perdendo por 5 a 0 para o seu maior rival na final do Campeonato Mineiro.
Internacional 2009

O ano do centenário do colorado foi melhor do que a grande a maioria dos clubes aqui relatados, mas poderia ter sido muito melhor. O Inter foi vice-campeão brasileiro, ficando atrás somente do Flamengo, e vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo a final para o Corinthians. A única alegria do torcedor naquele ano foi a conquista do Campeonato Gaúcho vencendo os dois turnos com grande superioridade.

Coritiba 2009

A maioria dos times não teve um centenário muito feliz, mas o Coritiba exagerou. Dois anos após subir da segunda divisão, o coxa voltou para lá justamente no ano do seu centésimo aniversário. E a coisa foi humilhante. Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, enfrentou o Fluminense, adversário direto na luta contra o rebaixamento. Precisando de vencer, o Coritiba empatou em casa para o Tricolor carioca. Para piorar, a torcida, revoltada, invadiu o campo e promoveu uma baderna que quase terminou em tragédia. No Campeonato Paranaense não foi campeão e na Copa do Brasil saiu para o Internacional na semifinal. 


Corinthians 2010

O time paulista projetou um ano inesquecível para seu centenário. Repleto de comemorações e alto investimento, o clube tinha um elenco estrelas como Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos, mas mesmo assim decepcionou. Campeão da Copa do Brasil no ano anterior, o sonho em 2010 era a conquista da Libertadores da América, título jamais conquistado pelo Timão. Mas o Corinthians fracassou ainda nas oitavas de final da competição, sendo eliminado pelo Flamengo. No Campeonato Brasileiro conseguiu apenas a terceira colocação.

Guarani 2011

O ano em que o bugre completou 100 anos também não foi do jeito que o torcedor do clube sonhava. Participando da Série A2 do Campeonato Paulista e da Série B do Brasileirão, o clube esteve longe de figurar entre os grandes times nacionais, assim como era até a década de 90. Campeão Brasileiro em 1978, o Guarani amenizou o desastre de seu centenário com o vice-campeonato da Série A2 do Campeonato Paulista, o que garantiu o retorno à disputa da competição principal do estado paulista. Muito pouco para quem já revelou grandes jogadores como Careca, Deco, EvairAmorosoLuizão, Mauro Silva, Neto, Ricardo Rocha, Elano, Djalminha, dentre outros, além de já ter disputado posições de destaque no futebol brasileiro.


América Mineiro 2012

O  "Coelho" entrou para a lista de clubes com 100 anos de idade nesse ano. O time vai disputar a Série B  do Brasileiro deste ano, mas o torcedor americano tem motivos para se orgulhar de sua equipe. Em 2007 o time disputou a segundona do Campeonato Mineiro e não participou de NENHUMA competição nacional. No ano seguinte, o clube começou a se reestruturar, sendo campeão da Série C de 2008 e retornando à primeira divisão do Mineiro ainda nesse ano. Em 2010, o time subiu para a Série A do Brasileirão, mas em 2011, apesar de uma grande reação no final da competição, não conseguiu se manter na elite do futebol nacional. Em 2012, o time foi eliminado da Copa do Brasil pelo Goiás em jogo polêmico da arbitragem e está nas semi-finais do Campeonato Mineiro. 

5 comentários:

  1. faltou o santos que faz 100 anos também esse ano

    ResponderExcluir
  2. E o SOBERANO SAO PAULO, longe de seus 100 anos é o maior clube do Brasil, imagine quando chegar nos 100ZAO.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado por falar do Santos...tem q pesquisar mais eim..

    ResponderExcluir
  4. O glorioso Santos, ainda esta na briga pela LIBERTADORES e PAULISTA
    E creio que vai lutar pelo nacional tbm

    Vai Santos, vamos ser campeão!

    ResponderExcluir
  5. Galera, nós falamos do Santos logo no início do post. Aliás, o post foi motivado justamente pelos 100 anos santista.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...