segunda-feira, 23 de abril de 2012

Semi finais do Campeonato Mineiro

Tupi x Atlético-MG

Atlético e Tupi fizeram um jogo razoável na tarde de ontem. O empate de 1 a 1 foi um bom resultado para a equipe atleticana, que continua com a vantagem de poder empatar a partida do próximo domingo para avançar à final. O Galo esteve melhor durante boa parte do jogo e o Tupi montou um bom sistema defensivo para equilibrar as investidas do veloz ataque alvinegro.

Bonito gol de Danilinho, que parece estar retomando o bom futebol que a torcida do Galo tanto esperava. Estar bem fisicamente e ter confiança é, de fato, fundamental para qualquer jogador, e com ele não é diferente. O Tupi empatou com Michel Cury, após cobrança de falta perfeita, sem chances para o goleiro Giovani, embora se fosse o Renan Ribeiro ele fatalmente seria criticado por não pular na bola. Mas foi uma bola indefensável. Enfim, o Atlético fez o suficiente para manter a vantagem e deixa seu torcedor confiante na classificação para a final.


América x Cruzeiro

América e Cruzeiro fizeram um jogo bastante movimentado ontem na Arena do Jacaré. É um clássico e, por isso, merece maior destaque e repercussão hoje. O Cruzeiro sentiu os desfalques de alguns titulares, como do craque Montillo e do artilheiro Wellington Paulista. Mancini escalou o meio celeste com Roger e Élber. O garoto Élber começou bem mas logo sumiu e não conseguiu ser importante. No ataque Walter fez sua pior atuação com a camisa celeste, totalmente fora de ritmo. Aliás, o jogador assumiu que estava jogando no sacrifício. Ele simplesmente nem treinou durante a semana e foi escalado por Vágner Mancini. Talvez por isso o primeiro tempo teve poucas oportunidades azuis. O América também quase não atacou, mas chegou ao gol após uma jogada manjada do coelho. Gabriel nem precisou subir para cabecear livre, leve e solto na área celeste, vencendo a falta de marcação Thiago Carvalho, que tem disposição, mas peca muito no posicionamento e vem provando que não tem qualidade para ser titular do time. 


No segundo tempo o América fez o segundo logo no início em um belo chute de Rodriguinho. O coelho ainda teve um pênalti para ampliar, mas Fábio defendeu.  E o Cruzeiro continuava a assistir o América. Foi então que Alessandro fez o terceiro pro América, ainda mais "livrissimo, levíssimo e soltíssimo na área celeste. O jogo estava parecendo que seria daqueles que entrariam para a história de goleadas incríveis. Mas a comemoração do gol de Alessandro pode ter sido fundamental para que o jogo mudasse de rumo. O jogador desdenhou do Cruzeiro, fazendo um gesto de "já acabou". Era cedo, e o Cruzeiro se lançou com tudo, conseguindo fazer 2 gols e diminuir o placar. Destaque para o gol de Bobô (sim, ele faz gols) e para a participação fundamental de Roger na reação da equipe. Fim de papo, 3 a 2 para o América. Mas podia ter sido muito melhor para o coelho. Não foi. Porém o América quebrou um tabu e venceu o time celeste após longos 10 anos sem saber o que era isso. Fica um aviso: O América não acreditou em sua própria capacidade e pagou caro por isso, ainda que tenha "roubado" a vantagem de poder empatar na próxima partida para avançar.


E a arbitragem, hein?!


Se tem um time que não pode reclamar da arbitragem é o América. O coelho tinha o mando do jogo, pediu um árbitro de fora e teve seu pedido aceito. E concordo em não colocar juizes mineiros para apitar as finais, pois evita discussões quanto a má fé da arbitragem. Mas o escolhido, o gaúcho Vuáden, não foi bem na partida, pelo simples fato dele querer aparecer mais do que o espetáculo. Além disso, ele tem a fama de não marcar muitas infrações. Mas falta é falta em qualquer lugar do mundo e ele parece desconhecer este fato. Ele não tem critério para suas decisões em campo. Deixou de marcar muitas jogadas faltosas, deixou de expulsar Dudu por entradas violentas e deu um pênalti estranho. Eu marcaria  o pênalti, mas utilizando o critério inventado adotado por Vuáden durante toda a partida, o pênalti foi apenas mais um lance em que ele faria o gesto de "segue o jogo". Sorte dele que Fábio defendeu bem e chegou à marca de 13 defesas de pênaltis pelo Cruzeiro, evitando maiores questionamentos sobre o lance.


Declarações polêmicas ao final do jogo:

Roger, ao comentar a comemoração de "já acabou" de Alessandro, do América:
"O América precisa respeitar o Cruzeiro. O Cruzeiro não é qualquer time. É o maior time de Minas Gerais, tem a maior torcida. O jogo só acaba quando o juiz apita. Então são dois gols para recolocar a gente na semifinal. E só acaba no domingo que vem, e a gente vai ver como vai acabar".

Fábio também comentou sobre o jogador e foi bastante incisivo:
“O cara tem de ser profissional e, principalmente, homem, para assumir que não conseguiu jogar no Cruzeiro, e não ficar de mágoa. Isso não é profissionalismo nem papel de homem, mas cada um tem suas atitudes e suas consequências. A gente fica triste, porque isso não valoriza o futebol e, na carreira dele, só fecha portas, não só aqui, mas em outras equipes”.


Alessandro se disse surpreendido com o tom das declarações e as rebateu:
“Quem tem boca fala o que quer. Se ele falou isso, paciência. Ele é um dos amigos que deixei lá (na Toca), ele me conhece bem, ele está criando uma situação que talvez pode ser da cabeça dele, ele me conhece muito bem. O Roger, joguei com ele, converso com ele, tenho uma amizade com ele, e acho que eles estão criando uma situação. Isso depende deles. A gente tem que trabalhar uma semana, com humildade, para vencer o jogo de volta também”.

Resumo: Alessandro não gosta do Cruzeiro pela polêmica e apagada passagem pelo clube em 2009. E foi muito infeliz em sua comemoração precoce. O gesto impessado fez o time do Cruzeiro reacender na partida e conseguir diminuir o prejuízo. Nós, do DiBico E.C, somos contra a excessiva moralização do futebol. Por isso, zuar os adversários, fazer comemorações inusitadas, são apoiadas aqui pelo blog. Mas o que Alessandro fez não foi muito inteligente. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...