segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tupi x Galo: Jogo de compadres

Os "galos" mineiros, Tupi e Atlético, não saíram do zero na última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Até então um resultado normal. O Galo tem muito mais time, mas o Tupi é uma equipe organizada e que lutava pelo quarto lugar para poder disputar as semi-finais da competição. No primeiro tempo as duas equipes fizeram um bom jogo e ambas tiveram oportunidades para inaugurarem o placar. Entretanto, a partir da metade do segundo tempo, os dois times pararam de jogar. O motivo é simples: o empate garantiria o Galo em primeiro lugar e também interessava o Tupi que conseguiria a última vaga de classificação. 

O torcedor nas arquibancadas foi quem não gostou do "jogo de compadres" e vaiou os dois times. E o comportamento dos dois times é errado? Até que provem o contrário, não. Muitos vão alegar falta de ética, falta de comprometimento e desrespeito com o torcedor, e eu concordo. Mas e se o Atlético se arrisca ao ataque, sofre um gol no contragolpe e perde a liderança? O torcedor usaria o discurso: "Era só segurar o placar e valorizar o resultado!". E não foi isso que as equipes fizeram? Foi também.


Então sem hipocrisia, vamos analisar o futebol como um esporte praticado por atletas profissionais, no qual o resultado é o mais importante. É como em uma empresa que procura o lucro ao final de um período. Nesse caso, Atlético e Tupi fecharam bem o "balanço" de suas empresas e lucraram com o resultado final.

Além disso, os seres humanos são movidos por motivação. Se eu tenho minha classificação assegurada e você também, então não vamos nos desgastar fisicamente, aumentar o ritmo de jogo, arriscar uma contusão ou um cartão amarelo sendo que a nossa situação já está garantida e confortável. A lógica é essa! E foi o que aconteceu. É ridículo, é anti-jogo, é covardia e é boicote. É tudo isso , mas não será nem a primeira e nem a última vez que veremos isso em um jogo de futebol em que as duas equipes não têm aspirações em campo.

Mas nós, do DiBico E.C., preocupados com o entretenimento dos torcedores pelo Brasil, preparamos algumas dicas para você fazer quando for ao estádio e encontrar um jogo de compadres:

- Comemore um gol imaginário, enlouquecidamente! (algumas pessoas vão te achar estranho e outras vão dizer que perderam o gol e que querem ver o replay).
- ligue para aquele amigo que você não conversa há muito tempo e pergunte a ele qual a última cotação do barril de petróleo (Ele não vai entender, mas e daí?).
- Ligue para sua namorada e diga que o amor de vocês é mais importante do que 22 homens correndo atrás de uma bola (você ganhará muitos pontos com ela!).
- Baixe um aplicativo de piadas e comece a contar para um desconhecido ao seu lado (ele vai gostar, ou não!).
- Ajude o vendedor de picolés a vender todas as unidades (será divertido, afinal, será uma experiência única).
- Sente-se ao lado de uma garota e comece a conversar com ela (sugerimos que logo pergunte o time para o qual ela torce. Você tem 99,73% de chances de ter algo em comum com a menina logo na primeira pergunta).
- Use sua imaginação, faça o que quiser e não perca tempo em assistir esse jogo ridículo!

Agora o Galo Carijó (Tupi) e o Galo (Atlético-MG) vão se enfrentar novamente na fase "mata-mata" do Campeonato Mineiro. O que foi um partida de compadres nessa primeira fase tem tudo pra ser uma verdadeira "Briga de Galo" nos próximos jogos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...