terça-feira, 15 de maio de 2012

Celso Roth é o novo treinador do Cruzeiro. Relembre os seus 5 últimos trabalhos.

A diretoria cruzeirense, enfim, anunciou o novo treinador: Celso Roth. Depois de muita especulação e recusas de Sampaoli, Ney Franco, Levir Culpi e Adilson Batista, o Cruzeiro agora tem novo comandante.

Celso Roth estava sem clube desde novembro do ano passado, quando foi demitido do Grêmio. Roth soube esperar o contato de um clube grande do futebol brasileiro e recusou ofertas de clubes intermediários, como a Portuguesa. 

O treinador tem um grande desafio pela frente: arrumar o Cruzeiro, dar um padrão tático decente ao time e se adequar ao estilo de jogo da escola cruzeirense ou fazer com que o time se adeque ao estilo de jogo dele.

Roth não era nem de longe o preferido pela torcida cruzeirense, mas, na atual circunstância, deve pelo menos dar um padrão de jogo ao time celeste. É aquela história: pior do que estava com Mancini, não fica. Celso Roth está longe (beeeem longe) de ser um grande técnico e vencedor como a torcida esperava, contudo ele é capaz de conseguir bons resultados com elencos limitados, como o do Cruzeiro. Além disso, a raposa já começa o Campeonato Brasileiro nesse domingo contra o Atlético Goianiense e iniciar um campeonato sem um treinador definido, não seria nada inteligente. Resta a torcida do Cruzeiro ter paciência e apoiar Celso Roth, que não deve levar o time à grandes conquistas (como é o sonho da torcida) mas pelo menos deve passar longe da zona do rebaixamento (como é o maior pesadelo dos cruzeirenses).

Retrospectiva:

Grêmio 2011

Celso Roth reassumiu o comando do tricolor gaúcho em agosto do ano passado. Na ocasião, o Grêmio era muito ameaçado pela zona de rebaixamento. O treinador conseguiu melhorar a equipe e leva-la para longe da temida zona. Porém, com uma campanha bem irregular com 10 vitórias, 10 derrotas e 4 empates, Roth foi demitido no dia 29 de novembro e deixou o Grêmio na 12ª colocação.

Internacional 2010-2011

Celso Roth iniciou sua terceira passagem pelo colorado em junho de 2010 e conquistou o maior título da sua carreira: a taça Libertadores daquele ano. Roth assumiu o comando do Inter na semifinal da Libertadores e só teve que passar por São Paulo e Guadalajara para ser campeão. No final de 2010, ele ainda comandou a equipe no maior vexame de um time brasileiro no Mundial Interclubes. O Internacional perdeu para o Mazembe na semifinal da competição. 

Vasco 2010

Em uma das passagens mais rápidas de um treinador no clube carioca, Roth assumiu o cruzmaltino em maio de 2010 e abandonou o clube um mês depois para assumir o Internacional.

Atlético Mineiro 2009

Celso Roth assumiu o comando do galo em maio de 2009, com um time destroçado após a humilhante derrota por 5 a 0 para o maior rival na final do Campeonato Mineiro daquele ano. Mesmo com um elenco muito limitado, conseguiu fazer o time disputar o título e ficou 8 rodadas na liderança do campeonato. Nas últimas rodadas o time caiu imensamente de produção e não conseguiu nem uma vaga para a Libertadores. O galo fez a melhor campanha do time na era dos pontos, ficando na sétima posição, mas a torcida não perdoou Celso Roth, que acabou demitido em dezembro de 2009.

Grêmio 2008/2009

Um dos melhores trabalhos de Celso Roth não começou nada bem. O treinador assumiu o comando do Grêmio em fevereiro de 2008 e logo foi eliminado pelo Juventude no Campeonato Gaúcho e pelo Atlético Goianiense na Copa do Brasil. Mesmo assim a diretoria gremista deu um voto de confiança a Roth, que fez uma campanha estável no Campeonato Brasileiro e conseguiu ser vice-campeão brasileiro daquele ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...