terça-feira, 1 de maio de 2012

Top 14 craques que perderam pênaltis decisivos

Semana passada não se falou em outra coisa no mundo esportivo a não ser nos pênaltis perdidos por Messi e Cristiano Ronaldo na semifinais da Champions League. 


Porém, eles não foram os primeiros craques a errar as cobranças em momentos decisivos. Relembre outros grandes jogadores que ficaram marcados por esses erros.

Toninho Cerezo - Final do Campeonato Brasileiro de 1977

O Atlético Mineiro em 1976 fez uma campanha incrível no Campeonato Brasileiro, sendo o primeiro colocado na fase de pontos corridos de maneira invicta. O galo chegou à final como favorito para decidir o campeonato em pleno Mineirão. O jogo foi para a disputa de pênaltis e o primeiro cobrador do time de Minas Gerais era tido como uma das grandes promessas do futebol brasileiro. Toninho Cerezo, no entanto, desperdiçou sua cobrança, isolando a bola por cima do gol.


Zico - Quarta de final da Copa do Mundo de 1986

O Brasil enfrentou a França na quarta de final da Copa do Mundo de 1986. O jogo estava 1 a 1, com gols de Careca para o Brasil e Platini para a França, quando Zico perdeu um pênalti e a chance de decretar a classificação brasileira. Nas cobranças, Sócrates e Júlio César também erraram pela seleção nacional e a França venceu por 4 x 3. Mas quem não foi perdoado pelo erro foi o "galinho", que ficou marcado por aquele erro.



Palhinha - Final da Copa Libertadores de 1994

Palhinha foi um jogador vencedor e tem em seu currículo 3 títulos da Libertadores. Duas delas atuando pelo São Paulo, em 92 e 93. Mas em 1994 o tricolor paulista chegou em mais uma final da competição mais importante do continente sulamericano. E no jogo decisivo contra o Vélez Sarsfield da Argentina, no segundo jogo da final, no Morumbi, a partida foi para a disputa de pênaltis. O São Paulo havia jogado melhor durante os 90 minutos, mas perdeu muitas oportunidades durante o jogo e fez seu gol justamente em uma cobrança da marca da cal, com o atacante Muller. Mas o Vélez, do lendário goleiro Chilavert , havia vencido as quartas e as semi-finais na disputa de pênaltis contando com a estrela do goleiro paraguaio. E mais uma vez Chilavert brilhou, agora pegando o pênalti mal batido por Palhinha. Fim de jogo, Vélez campeão e Palhinha com o peso de um erro fatal na finalíssima, adiando o tri campeonato do São Paulo.


Roberto Baggio - Final da Copa do Mundo de 1994

Esse é o pênalti desperdiçado mais lembrado de todos os tempos. Não era para menos, já que Baggio foi eleito o melhor jogador do planeta em 1993 e nunca uma final de Copa do Mundo havia sido decidida nos pênaltis. Depois de um jogo morno, Brasil e Itália disputaram nas cobranças quem seria o primeiro tetracampeão do mundo. Quando chegou a hora do então melhor jogador da seleção italiana, ele isolou a bola e a seleção brasileira conquistou o título mundial de 1994.


Marcelinho Carioca - Semifinal da Libertadores de 1999

Marcelinho Carioca é um dos maiores ídolos de todos os tempos do Corinthians. A Libertadores é o título mais desejado pelos corinthianos. E o Palmeiras é o maior rival do time do Parque São Jorge. Todos os elementos demonstram a magnitude do erro de Marcelinho. Na semifinal da Libertadores de 2000, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram pela segunda vez em dois anos para decidir quem iria para a final da competição. Mais uma vez o confronto foi para os pênaltis. No gol dos times, dois dos maiores especialistas em defender essas cobranças: Dida e Marcos. Mas os batedores não estavam dispostos a dar vida fácil a eles. Depois de várias cobranças convertidas para os dois lados, chegou a vez de Marcelinho Carioca, que era um dos maiores cobradores de bolas paradas do Brasil. E Marcos venceu o duelo, agarrando a bola e classificando o Palmeiras para a final da Libertadores pelo segundo ano consecutivo.


Edmundo - Final do Mundial de Clubes da Fifa de 2000

Edmundo é um dos maiores ídolos da história do Vasco e é venerado pelos vascaínos até hoje. No mundial de clubes organizado pela Fifa no Brasil no ano de 2000, dois times brasileiros (Corinthians e Vasco) chegaram a final daquela competição, eliminando clubes como Real Madrid e Manchester United. A decisão da final foi para os pênaltis e Dida pegou a cobrança de Gilberto. Depois disso, Marcelinho Carioca novamente desperdiçou uma cobrança em um momento decisivo. Mas quem ficou marcado aquele dia foi o animal, que errou a cobrança derradeira, dando o título mundial ao Corinthians.


David Beckham - Semifinal da Eurocopa de 2004

Em 2004 a Eurocopa foi disputada em Portugal. Por coincidência, a seleção portuguesa contava com uma geração de ouro, com jogadores como Deco, Cristiano Ronaldo, Figo, entre outros, e era comandada por Luís Felipe Scolari. A Inglaterra também tinha um elenco respeitado com jogadores como Beckham, Owen, Rooney, Gerrard, Scholes, Giggs, Terry, Lampard, etc. Ambas as seleções decidiram a classificação para a final da competição na disputa de pênaltis. O grande personagem daquele dia foi o criticado goleiro Ricardo, que defendeu uma cobrança sem luvas e ainda marcou um gol para seu país. Porém, outro jogador que ficou marcado foi David Beckham. Podem criticar Beckham de todos os adjetivos, mas ele sempre foi um especialista em bolas paradas. Porém, o pênalti que ele bateu foi assustador. Beckham isolou a bola logo na primeira cobrança da Inglaterra. Inacreditável. A cobrança foi bem semelhante a de Sérgio Ramos semana passada.


Shevchenko - Final da Champions League de 2004-05

Andriy Shevchenko é o maior jogador ucraniano de todos os tempos, um dos maiores ídolos da história recente do Milan e o maior ídolo da história do Dínamo de Kiev. Em 2005, o clube italiano que ele defendeu por mais de 300 jogos e fez 175 gols, chegou à final da Champions League contra o Liverpool. O jogo foi uma das decisões mais incríveis da história do futebol. O Milan abriu 3 a 0 com um gol de Maldini e dois de Crespo ainda no primeiro tempo. Com uma vantagem tão grande no intervalo, estava praticamente tudo decidido, correto? Errado. O Liverpool conseguiu uma incrível reação, empatou o jogo e levou a decisão para os pênaltis. No time italiano, Serginho e Pirlo erraram as duas primeiras cobranças, mas foi Schevchenko, artilheiro da equipe, que ficou marcado por ter errado a última cobrança.


Frank Lampard e Steve Gerrard - Quarta de final da Copa do Mundo de 2006

Difícil dizer quem é o maior jogador e qual cobrança ficou mais marcada, por isso resolvemos colocar os dois. A Inglaterra disputava com Portugal a classificação para a semifinal da Copa do Mundo de 2006, depois de 16 anos. Gerrard e Lampard formavam o meio campo de seleção inglesa com Hargreaves e David Beckham. Depois de um 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para a disputa de pênaltis. A Inglaterra precisava se recuperar do trauma de dois anos antes, quando fora eliminada por Portugal na semifinal da Eurocopa. Mas quando Ricardo defendeu a cobrança de Frank Lampard, ficou claro que a noite não era dos ingleses. Mesmo após duas cobranças erradas de Portugal, Gerrard foi de cabeça baixa bater sua cobrança e o goleiro português defendeu mais uma vez. Depois disso, a Inglaterra errou mais um pênalti e Cristiano Ronaldo selou a classificação portuguesa.


David Trezeguet - Final da Copa do Mundo de 2006

Ok. Ele não é nenhum craque. Sim, nós sabemos. Mas merece estar aqui pela importância do seu pênalti desperdiçado. Na segunda final de Copa do Mundo decidida nos pênaltis, a Itália precisava se recuperar dos traumas das decisões após o fim do tempo normal. Em 1994 e 1998 a Azurra fora eliminada nos pênaltis e em 2002 na prorrogação. Porém, dessa vez, Trezeguet estava disposto a ajudar os italianos e carimbou o travessão de Buffon. Ele foi o segundo a bater pela seleção francesa e o único jogador que errou uma cobrança naquele dia. O erro custou o título mundial e a Itália ergueu o troféu pela quarta vez. 


Cristiano Ronaldo - Final da Champions League de 2007-08

Chelsea e Manchester United fizeram a primeira disputa de times ingleses na final da Champions League. Cristiano Ronaldo já era apontado como o melhor do mundo na época, mas precisava daquele título para se consagrar. No tempo normal, Ronaldo marcou um gol para os Reds, porém não foi o suficiente para ganhar a partida. O jogo ficou 1 a 1 e foi para os pênaltis. Nas cobranças, Cristiano Ronaldo desperdiçou na sua vez e teve que torcer por Van Der Sar. Por sorte o Manchester United ganhou aquela disputada, foi campeão e ele conseguiu ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, superando o argentino Lionel Messi e o espanhol Fernando Torres.


Thiago Neves - Final da Libertadores de 2008

Na final da Libertadores de 2008, o Fluminense enfrentou a LDU do Equador. Naquele dia, Thiago Neves estava fazendo uma partida histórica, marcando 3 gols e levando a partida para a disputa de pênaltis. Thiago tinha tudo para ser o grande herói da torcida. Mas assim como Conca e Washington, ele errou a cobrança. O jogador caiu na catimba do goleiro Cevallos, que foi o principal responsável pela vitória na disputa. O Maracanã lotado não viu o Fluminense campeão e Thiago Neves deixou de ser o grande nome do jogo.


Asamoh Gyan - Quarta de final da Copa do Mundo de 2010

Ele também não é nenhum craque, mas merece estar aqui pelo conjunto da obra. Em um dos lances mais marcantes da Copa do Mundo de 2010, na última jogada da prorrogação da quarta de final, a seleção ganesa levantou bola na área e por pouco não marcou o gol da classificação para as semi finais. O atacante uruguaio Soares tirou a bola com a mão, em cima da linha, sendo expulso pela incrível 'defesa". O experiente atacante Gyan teve a chance de fazer o gol para não levar o jogo para as cobranças de pênaltis e eliminar o Uruguai a competição. Mas o jogador chutou a bola no travessão, desperdiçando a grande chance. Nas decisões na marca da cal, o Uruguai levou a melhor e a Gana, a última seleção africana que ainda restava, interrompeu sua grande campanha na Copa do Mundo da África do Sul 2010


Didier Drogba - Final da Copa das Nações Africanas de 2012

Didier Drogba é um dos maiores jogadores do continente africano e o maior ídolo das mais de 20 milhões de pessoas da Costa do Marfim. Porém, na final da Copa das Nações Africanas de 2012 Drogba decepcionou. No tempo normal, o jogo estava 0 a 0 e o jogador teve a chance de marcar no segundo tempo em uma cobrança de pênalti. Ele, no entanto, isolou a bola e a Zâmbia sagrou-se campeã pela primeira vez. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...