terça-feira, 24 de abril de 2012

TOP 15 Jogadores injustiçados

Há algumas semanas, postamos uma lista com 8 jogadores do futebol brasileiro supervalorizados, seja pela imprensa, pela torcida ou por eles mesmos. Dessa vez, resolvemos fazer o oposto e criar uma lista com os jogadores mais injustiçados pelo público de maneira geral. Ou seja, jogadores que não recebem o devido valor que eles merecem. Certamente existem vários outros atletas que se encaixam nesse perfil, porém procuramos limitar a lista em 15 nomes. Caso queira acrescentar ou discordar, aguardamos seu o comentário.

Rivaldo 

Rivaldo já foi considerado o melhor jogador de futebol do planeta em 1999 pela Fifa e foi um dos principais jogadores na campanha do Penta em 2002. Mas em qualquer lugar que se fala daquele título, quase ninguém destaca a importância devida de Rivaldo. Sempre que se fala no pentacampeonato brasileiro o que é destacado é apenas a atuação do Ronaldo, os gols do Ronaldo, o cabelo do Ronaldo, as mulheres de Ronaldo e a cambalhota do Vampeta. Uma curiosidade: Rivaldo tem 8 gols em copas do mundo, o mesmo número que Maradona. Rivaldo sempre foi um maestro clássico, ídolo de grandes times como o Barcelona, e deveria ser tratado com maior status.


Cafu

Cafu ganhou 2 Copas do Mundo, jogou 142 partidas com a seleção brasileira e mesmo assim o final da sua carreira foi marcado pelo mal desempenho na copa de 2006. Quando encerrou a carreira poucas pessoas o homenagearam ou valorizaram pelo que fez e ganhou, pois a decepção com o que ocorreu na Alemanha ainda era muito recente. Cafu saiu do Milan em 2008 mas ainda tinha planos de jogar no futebol brasileiro. Porém, nenhum clube o valorizou e apresentou alguma proposta condizente com o seu valor, forçando a aposentadoria de um dos maiores laterais direitos de todos os tempos. Cafu fez história e não é tratado como um grande ídolo brasileiro.


Dirceu Lopes 

Dirceu Lopes foi um dos maiores jogadores da história de Minas Gerais. Junto com Tostão, Piaza, Natal e cia, formou um dos melhores times do Brasil de todos o tempos. Time, inclusive, que acabou com a série de títulos brasileiros do Santos de Pelé. Dirceu foi um jogador único para a história do Cruzeiro e muito do que o clube é hoje se deve aquele elenco que foi pentacampeão mineiro entre 1965 e 1969 e campeão brasileiro em 1966. Seu único problema foi ter nascido na época errada. Somente por isso ele não foi convocado para a seleção brasileiro. Nas copas de 66 e 70, quando estava no auge de sua carreira, foi preterido para dar lugar a jogadores como Gerson, Tostão, Rivelino, Jairzinho e um tal de Pelé. Não fosse por isso teria sido considerado um dos maiores jogadores do Brasil.


Renato Gaúcho 

O maior ídolo da história de um dos maiores clubes brasileiros, o Grêmio, sempre teve um estilo irreverente e malandro, mas dentro de campo era um especialista na arte de fazer gols. Além disso, Renato conquistou vários títulos importantes por onde passou. Na seleção brasileira não foi à Copa de 1986 por indisciplina nas vésperas do embarque para a Espanha. Segundo histórias, ele pulou o muro da Toca da Raposa (onde a seleção se preparava para o mundial) para ir para à balada. Segundo muitos, o problema poderia ter sido contornado com alguma punição mais branda ou apenas uma conversa. Mas o disciplinador Telê Santana não quis papo e o cortou da seleção daquele ano. Em 1990 Renato chegou a ser convocado para a Copa do Mundo da Itália, mas entrou em poucos minutos. Portaluppi (como é conhecido no sul) merecia ter sido mais valorizado nacionalmente e recebido mais oportunidades para mostrar seu estilo brigador, vibrante e goleador. 


Roberto Carlos

Provavelmente muitos leitores não concordam com a presença de Roberto Carlos nessa lista. O lateral-esquerdo dono de um dos chutes mais potentes que o futebol já viu, teve uma carreira extremamente vitoriosa.  O ex jogador, que hoje é treinador do Anzhi, milionário time russo, iniciou a carreira no Palmeiras, em 1993. Roberto Carlos conquistou 2 Campeonatos Brasileiros pelo Palmeiras, 3 Champeons League pelo Real Madri, 1 Copa das Confederações, 2 Copa Américas e 1 Copa do Mundo pelo Brasil, além de vários outros títulos expressivos. No Real Madrid o jogador se tornou ídolo da torcida e fez parte da geração que mais levantou troféus na história do clube espanhol. Pela seleção brasileira, Roberto Carlos atuou desde os 16 anos, quando foi convocado pela primeira vez para atuar na equipe sub-20. Entretanto, mesmo com um currículo repleto de glórias, ele é lembrado por muitos pelo lance em que se abaixou para arrumar a meia no lance em que Henry fez o gol da França que acabou eliminando o Brasil na Copa de 2006. O jogador foi crucificado e escolhido como a ovelha negra pela precoce eliminação na competição. Mas ninguém se lembra de que os outros jogadores pouco fizeram naquela Copa e que um atacante da estatura de Henry (1,88m) não poderia ser marcado somente pelo baixinho lateral esquerdo, de 1,68m.


Toninho Cerezo:

Outro exemplo de grande jogador que ficou marcado por um erro em uma Copa do Mundo. Cerezo jogava um futebol refinado, com elegância e comandava o meio campo pelas equipes em que atuava. O ex jogador foi um grande vencedor em sua carreira, tendo conquistado 1 Libertadores, 1 Supercopa, 1 Recopa Sulamerica, 2 Mundiais de Clubes, além de vários títulos importantes quando atuou na Itália, no Samptporia e na Roma, e diversos Campeonatos estaduais. Mas o erro de passe na saída de bola, dando origem ao segundo gol da seleção italiana que venceu o jogo por 3 a 2 e eliminou o Brasil da Copa de 1982, foi o suficiente para que Cerezo fosse crucificado e manchasse seu grande futebol e o que ele havia conquistado.


Zico:

O “Galinho” do Flamengo foi um dos maiores craques do mundo. Sempre atuou com maestria com a camisa 10 e ganhou muitos títulos em sua carreira. Mas na seleção brasileira Zico foi tachado de “pé frio” e “pipoqueiro”, após errar um pênalti no mundial de 1986 contra a França. Além disso, Zico carregou a fama de só jogar bem no Maracanã e de não render tanto quando atuava em outros gramados. O galinho brasileiro é um dos grandes nomes do futebol e teve contribuição importantíssima por cultivar e popularizar o futebol no Japão, onde jogou durante 4 anos e foi treinador da seleção do país por 5. O Galinho deixou de ser considerado um dos maiores jogadores do futebol mundial por não ter levantado caneco de Copa do Mundo.


Juninho Paulista:

O meia baixinho não era um grande craque, mas sempre foi bom jogador. Dono de um passe refinado e especialista em bola parada, Juninho foi querido por onde passou. Em 1998, quando vivia grande momento e era presença certa na Copa daquele ano, se contundiu gravemente após entrada criminosa do lateral Michel Salgado, e não pôde ser convocado. Esse talvez seja o caso de uma injustiça do acaso ou consiga representar a injustiça daqueles que têm suas carreiras interrompidas por lesões graves. Na época, Juninho era um dos principais jogadores da seleção. 4 anos depois, ele fez parte da equipe brasileira pentacampeã mundial, mas sem grande destaque. 


Evair:

“O garçom”, como é conhecido, era discreto, bem ao estilo mineiro de ser, mas foi um dos centroavantes mais inteligentes que o futebol brasileiro já teve. Evair também atuou em várias equipes, ganhando maior destaque no Palmeiras, Vasco e Guarani. O ex jogador atuava com a cabeça erguida, tinha boa presença na área e conseguia equilibrar o time com seu ritmo cadenciado na medida certa. Ele foi um dos jogadores mais importantes na geração que conquistou grandes títulos pelo Palmeiras da década de 90, vencendo 2 Brasileiros e 1 Libertadores pelo time paulista. Apesar de tudo isso, Evair nunca teve status de estrela e talvez por ser tímido ele não conseguiu ser tão badalado como deveria. Na sua melhor fase, não foi convocado para a Copa do Mundo de 1994 sendo preterido pelo polêmico Viola e pelo então garoto Ronaldinho, que nem entrou em campo. 



Zinho:

Conhecido injustamente como “enceradeira”, por sua característica de segurar a bola e deixar o jogo no seu ritmo, Zinho foi um dos atletas vencedores que figuram nessa lista que mais sofreu com as críticas. O jogador tem um currículo invejável com 4 brasileiros, 4 copas do brasil 1 Libertadores 1 Mercosul e 1 Copa do Mundo. O fato de não jogar para agradar a torcida e cumprir um papel tático diferente do futebol veloz e cheio de dribles que os brasileiros estão acostumados a valorizar, fez com que o meio campo agradasse aos treinadores, não ganhando o mesmo reconhecimento dos torcedores. 


Alex

Com excessão do Flamengo e do Parma, onde Alex teve passagens apagadas, o camisa 10 foi ídolo por onde passou e é lembrado com muita saudade pelas torcidas dos times.  Estudioso, dedicado e extremamente profissional, Alex é um jogador em extinção no futebol mundial. É aquele autêntico camisa 10 clássico que faz o time jogar. É um gênio que foi pouco aproveitado pela seleção brasileira, mesmo ganhando 2 Copas Américas, pois não jogou nenhuma Copa do Mundo. Em 2002, o treinador Luis Felipe Scolari, por quem Alex guarda mágoa até hoje, o convocou durante toda as eliminatórias sob seu comando e no momento final da convocação não o escolheu entre os 23 jogadores. Felipão preferiu levar jogadores como Kléberson, Juninho Paulista, Vampeta, Edilson, Luizão e o jovem Kaká. Depois da primeira convocação para a copa, Emerson teve que ser cortado por causa de uma lesão e abriu espaço para um novo jogador. Dessa vez todos esperavam que Scolari optasse por Alex. Mas, novamente, uma nova decepção e o treinador optou por Ricardinho. Em 2006, mesmo jogando na Turquia, ainda tinha esperanças de estar na Copa do Mundo e outra vez foi deixado de fora, desta vez por Parreira.


Dida

Dida foi um dos maiores goleiros da história do Brasil. Com defesas incríveis, já conseguiu ser campeão com times como o Cruzeiro de 1997, que naquele ano tinha um time modesto. Mas por ser um tanto quanto tímido, Dida nunca foi visto dando entrevistas e nunca fez um grande marketing pessoal. Apesar de ter sido vice campeão da Copa do Mundo de 1998 e campeão em 2002, Dida é pouco lembrado pelos brasileiros. No ano que foi titular da seleção, em 2006, o Brasil saiu precocemente para a França. Dida tem no seu currículo 1 Copa do Mundo, 2 Copas das Confederações, 2 Mundiais de Clubes da Fifa, 2 Uefa Champions League, 1 Libertadores, 1 Campeonato Brasileiro, 1 Campeonato Italiano, 2 Copas do Brasil, 1 Copa Italiana, 2 Supercopas Européias, entre outros, e mesmo assim ainda tem ignorante que lembra do goleiro pela falha nas Olimpíadas de 1996.



Reinaldo 


Reinaldo Lima, o “Rei do Mineirão”, foi revelado pelo Atlético-MG, e foi um dos grandes jogadores que atuaram no Brasil durante a década de 70 e 80. O jogador é considerado por Zico, por exemplo, como um dos maiores atacantes que já viu jogar. Porém, Reinado não teve muitas oportunidades com a camisa da seleção brasileira, pois foi prejudicado pelas constantes e graves contusões no joelho que acabaram por interromper precocemente a carreira do craque, com 31 anos. A injustiça ficou por conta do destino, que não permitiu que o jogador pudesse prosperar mais com seu grande futebol.




Marcelinho Carioca

Marcelinho Carioca é considerado por muito um dos maiores ídolos da história do Corinthians. Mesmo jogando em um time com tanto apelo popular e da mídia, fez apenas 3 jogos com a camisa da seleção brasileira. O "pé de anjo", como é chamado, é chato de doer, mas sabia bater na bola como ninguém e merecia mais oportunidades na seleção para mostrar seu futebol. 


Ademir da Guia

Ademir da Guia é o maior ídolo da história do Palmeiras, clube pelo qual contribuiu pela conquista do bicampeonato brasileiro em 1972 e 1973 e onde jogou por 16 anos. Divino, como era conhecido, sofreu o mesmo problema de Dirceu Lopes: nasceu na época errada. Mesmo assim, merecia mais oportunidades com a camisa da seleção brasileira. Ademir jogou apenas 14 vezes com a amarelinha, sendo apenas uma na Copa do Mundo de 1974, em um jogo que o Brasil já estava eliminado. 


18 comentários:

  1. Coincidência ou não 8 deles passram pelo Palmeiras, clube que mais é desprezado pela imprensa esportiva brasileira, graças a rivalidade com os gambás da marginal sem número!! LAMENTÁVEL!! E faltou nessa lista o Marcos, que fez a diferença na copa de 2002

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos falando de jogadores injustiçados ou consagrados ?Marcos injustiçado ? ZICO INJUSTIÇADO ? Esse post ai foi bem fraco na minha opinião, muitos jogadores ai são reconhecidos por todos (até mesmo por rivais). Muito fraca essa matéria ai !!!

      Excluir
    2. Rivaldo não foi injustiçado, o problema é que ele não tem o carisma do Gordonaldo, e o que ele quer, uma estatua? E o Ademir da guia também não foi injustiçado, na epoca dele tinha o rapaz chamado Pelé, que jogava um pouquinho mais que ele, pouca coisa de diferença. E o Alex outro palmerense injustiçado, é mentira, o Felipão teve que optar entre o Alex e o rivaldo, e optou certo, aonde tá a injustiça, esse porquinho é muito chorão.

      Excluir
  2. O maior injustiçado nessa lista é sem duvida o Alex ! Que foi ídolo em vários times que passou como: Cruzeiro, Coritiba, Palmeiras e Fenerbahçe e nunca teve sua oportunidade, em grandes competições com a amarelinha !

    ResponderExcluir
  3. "Com defesas incríveis, já conseguiu ser campeão com times modestos como o Cruzeiro de 1997". Cruzeiro como time modesto??? Em 1997 o Cruzeiro foi bi-campeão da Libertadores. Algo que muito time que se não se consideram modestos ainda não tem.

    ResponderExcluir
  4. CRUZEIRO TIME MODESTO? PELO POST MAIS PECOU NESSA AFIRMAÇÃO

    ResponderExcluir
  5. Galera, não é o time do Cruzeiro em si que é modesto. É o time celeste de 1997 que era. Entenderam?

    ResponderExcluir
  6. Linkicha - Ótimos links para seus momentos de tédio: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  7. El Rafaelito: Dida era o goleiro mais tosco que já existiu, tomava gol até de tiro de meta e a globo junto com o galvão tentou dar moral mas não pegou, assim como Julio Cesar que parece que tem doença nas mãos e todo mundo paga pau!

    ResponderExcluir
  8. Renato Gaucho???????????????? voce deve ser da turma dele. só pode. mercenario. entregou um titulo para o flamengo e foi comemorar com a diretoria do time. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    agora tem uma filha p$%¨$&%&¨, e fica dando de moralista

    ResponderExcluir
  9. Roberto Carlos começou a carreira no União São João.

    ResponderExcluir
  10. Cafu injustiçado?Eele deveria estar na lista d jogadores supervalorizados,isso sim!

    ResponderExcluir
  11. Faltou o Garrincha nesta lista!
    Na minha opinião um dos melhores jogadores de todos os tempos!
    Muito pouco lembrado pela imprensa, que só fala do Pelé.

    ResponderExcluir
  12. Roberto Carlos iniciou sua carreira no União São João de Araras - interior de São Paulo

    ResponderExcluir
  13. Dejam Rambo Petkovic nunca jogou uma copa do mundo.
    No inicio da carreira virou uma lenda local (servia) porque não podia jogar partidas internacionais, seu país estava em guerra.
    A CBF tentou em vão o convocar para a Copa de 2002 pela seleção Brasileira.
    Um craque que teria vaga garantida em uma Seleção Brasileira não conseguiu mostrar seu valor na fraca seleção da Servia.

    Na copa de 2006 tinha a esperança de jogar um mundial pelo seu país, contava com opinião publica e a imprensa, o técnico ignorou o apelo dos sérvios e não o convocou, o treinador foi demitido as vésperas da Copa.

    Na copa de 2010, voltou a ser noticia em sua terra natal, devido o ano brilhante que teve com a camisa do Flamengo (melhor jogador do Brasil em 2009) o torcedores sérvios apoiavam o sua convocação, a federação alegou que ele ta velho, 38 anos.

    ResponderExcluir
  14. Eu considero a maioria, até pq os outros eu nem conheço.
    Mas os da copa do mundo de 2002 eu sei todos.
    CONSIDERO.
    Tinha 9 anos em 2002.

    ResponderExcluir
  15. Faltou o Tulio Maravilha, que é o maior artilheiro em atuação no mundo, e é pouco reconhecido.

    ResponderExcluir
  16. R C nem deveria estar aí, fanfarrão...

    ResponderExcluir

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...