segunda-feira, 7 de maio de 2012

A nova Arena Independência

Depois de 2 longos anos de muita incompetência do poder público, Belo Horizonte finalmente voltou a sediar os jogos dos grandes times de Minas Gerais. Somente o Cruzeiro ainda não jogou no estádio do Horto, mas em breve o fará. A diretoria celeste já deu a entender que o último jogo na Arena do Jacaré será quarta-feira, contra o Atlético Paranaense.

O Independência foi reconstruído, ficou bem melhor, mais bonito e moderno, mas não deixou de apresentar alguns problemas. 


Pontos positivos:

1 - Aquele velho ditado: "nunca se tem a segunda chance de causar a primeira boa impressão" vale para tudo na vida, inclusive para estádios de futebol.  E a primeira impressão que se tem do Independência é excelente. O estádio está muito bonito, imponente e com grande destaque na região. Realmente uma obra que merece ser valorizada

2 - Os funcionários responsáveis pelo trânsito, informações e segurança do lado de fora do estádio estão trabalhando bem. Antes das partidas os funcionários da BHTrans e da PM distribuíam panfletos com um mapa e informações relacionadas ao transporte e à localização do estádio, além de esclarecer as dúvidas dos torcedores.

3 - A acústica do estádio ficou fantástica, melhor, inclusive, do que a do Mineirão. Pelo menos o Mineirão A.C (antes de Cristo da Copa). Parece que os gritos das torcidas ficaram mais altos. Com a proximidade do gramado e da arquibancada, vai ser difícil dos jogadores ouvirem as instruções dos técnicos, principalmente em jogos importantes.

4 - Os banheiros ainda não se tornaram aquela coisa nojenta que tínhamos que utilizar no Mineirão. Pelo menos nesses primeiros jogos está tudo muito limpo e higiênico, sempre com um responsável pela limpeza nos banheiros. 

5 - Os bares ficaram bem organizados e passaram uma boa imagem aos fregueses. 

6 - As cadeiras são bem confortáveis em todos os setores, muito melhor do que aqueles pedaços de plásticos da Arena do Jacaré e do Mineirão A.C.

Pontos negativos:

1 - Preços dos produtos dentro do estádio

Falaram tanto que o Independência estava parecendo com estádios europeus, que os responsáveis pelo estádio realmente acreditaram nisso. Eles acharam que estavam na Europa e começaram a cobrar preços absurdos aos torcedores. 3 reais em uma água. 4 reais em um refrigerante. 5 reais em um salgado. 5 reais em um picolé.


2 - Visibilidade

Depois de você pagar 30 reais pelo ingresso mais barato, uns 10 para o guardador filho da p#$% de carro, 9 reais no lanche (salgado + refrigerante), você acha que vai ter uma serviço digno para acompanhar o futebol, senta cheio de expectativas na cadeira nova e confortável, e aí você descobre que não consegue ver o jogo. A visibilidade de 6 mil lugares é quase nula. Beleza, isso foi muito anunciado pela mídia. Aí você, bem informado, decide ir no setor especial pagando R$ 60,00 e senta cheio de pose com sua coxinha e seu refrigerante like a boss e descobre que não consegue ver um dos cantos do gramado. Mas, sem problemas, para quê ver escanteio mesmo né? Só porque os dois gols da final de domingo saíram de escanteios? Isso é bobagem.


3 - Filas quilométricas na entrada antes da partida

Responda qual alternativa você acha mais correta para o problema acima:

a) Hoje em dia as pessoas estão sempre atrasadas para seus compromissos. Por causa disso, todas chegam atrasadas para os jogos e só conseguem adentrar ao estádio quase no exato momento que a partida começa.
b) As pessoas gostam de entrar juntas e unidas. Por isso todo mundo combina os últimos 5 minutos antes do jogo para entrar no estádio, gerando as inevitáveis filas.
c) Os "busão" sempre atrasam e os "metrô" também. E quem tem carro espera solidariamente as outras pessoas chegarem. Quando todo mundo chega, já está quase na hora do jogo começar
d) Como não tem bebida dentro do estádio, fica todo mundo bebendo do lado de fora até o último minuto possível. Até quem se programou para chegar cedo ao estádio, quando vê só falta 1 minuto para o jogo começar.

Obviamente a resposta é a letra D. Por isso a questão das filas não é tanto culpa do estádio. Poderia ser colocado mais entradas afim de evitar que essas filas aconteçam sim. Mas, como não tem tantas entradas assim, seria mais fácil as pessoas se conscientizarem e se apressarem  para entrar no estádio mais cedo.


4 - Estacionamento


O problema de estacionamento é comum em praticamente todos os estádios do Brasil. A questão é que o belorizontino ficou mal acostumado com o estacionamento do Mineirão, que é o melhor do Brasil, e até com o da Arena do Jacaré, que quebra muito o galho. Mas a maioria dos estádios brasileiros não possui bons estacionamentos, por estarem localizados em bairros residenciais, como é o caso do Independência. No estádio do Horto, o estacionamento quase não existe e para parar o carro nas ruas próximas é uma grande dificuldade. 

5 - Transporte público após os jogos

Com tanto problema de estacionamento, você deve pensar: "melhor eu ir de ônibus ou metrô ou táxi". Bem, ir até que você vai sem grandes problemas. A coisa fica ruim mesmo é na hora de voltar. Em BH é cada vez mais difícil encontrar um táxi disponível, e em um evento com mais de 15 mil pessoas isso não seria diferente. Se você quiser voltar de ônibus ou de metrô também terá que consultar o funcionamento com antecedência, pois nem todas as linhas funcionam após certo horário.

6 -  Moradores do bairro ilhados em dias de jogo

Esse é um outro grande problema que todos os veículos de comunicação têm recebido diversas reclamações. O movimento de pessoas e veículos é enorme nos dias de jogo e prejudica os moradores locais. Certamente a polícia e a prefeitura deveriam criar planos para amenizar as consequências para os moradores. Porém, o estádio existe desde 1950. Não acredito que muitas casas e prédios tenham sido contruídas antes disso. Quem se mudou para lá já deveria saber os lados ruins de ser vizinho do Independência.


 Daniel Fonseca colaborou com este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...