domingo, 13 de maio de 2012

Qual o pior formato de campeonato estadual?

Com  a chegada da fase final dos estaduais, decidimos analisar qual os melhores e os piores formatos dessas competições retrogradas. Não estamos analisando a qualidade dos campeonatos em si, por isso não entramos no mérito se o Campeonato A é melhor do que o Campeonato B. Estamos analisando apenas o forma de disputa dos principais estaduais do Brasil.


Campeonato Baiano, Cearense e Pernambucano.

Os três campeonatos têm o mesmo formato. Cada competição é formada por 12 equipes que disputam primeiro e segundo turno. Todo mundo joga contra todo mundo e os 4 primeiros se classificam para a fase decisiva, enquanto os dois últimos são rebaixados.

Pontos positivos: Tem um número bom de equipes participantes e um regulamento coerente.

Pontos negativos: Os dois turnos da competição são desnecessários. Apenas 1 turno seria mais prudente.

Campeonato Carioca:

Como funciona: O Campeonato Carioca é realizado em dois turnos, batizados de Taça Guanabara e Taça Rio. Em cada turno há semifinal e final, ambos com jogo único. O vencedor da Taça Guanabara disputa o título com vencedor da Taça Rio em jogos de turno e returno. Se um mesmo time ganhar as duas taças, como o Flamengo conseguiu ano passado, sagra-se campeão carioca antecipadamente. Em ambos os turnos os times são divididos em dois grupos. Na Taça Guanabara eles enfrentam os times pertencentes às suas chaves. Já na Taça Rio, eles enfrentam os da outra chave. Assim, cada time faz 7 jogos no primeiro turno e 8 no segundo. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais. Os dois times que somarem menos pontos nos dois turnos são rebaixados.

Ponto positivo: Um campeonato com tantas semifinais e finais é um grande atrativo para o público acompanhar os jogos.

Ponto negativo: O formato do Campeonato Carioca faz os clássicos regionais perderem um pouco da importância e da relevância que possuem, pois são vários os jogos entre os grandes do estado desvalorizando alguns desses confrontos.

Campeonato Catarinense:

O Campeonato Catarinense é realizado em dois turnos e formado por apenas 10 equipes. As duas equipes que menos pontuarem são rebaixadas. O campeão de cada turno garante vaga na semifinal da competição. E os outros dois times (três quando houver um mesmo campeão nos dois turnos) são definidos pela soma de toda a competição.

Ponto positivo: Número suficiente de times participantes.

Pontos negativos: É o estadual com o regulamento mais esquisito de todos.

Se uma mesma equipe conquista os dois turnos, como aconteceu este ano, ela terá que jogar a semifinal do mesmo jeito.

Campeonato Gaúcho:

O Campeonato gaúcho é formado por 16 clubes e dois turnos, com uma fórmula bem semelhante ao Campeonato Carioca. Os times são distribuídos em 2 grupos. O primeiro turno é chamado de Taça Piratini e as equipes disputam contra os adversários da outra chave. O segundo de Taça Farroupilha e os times enfrentam os adversários diretos, ou seja, da suas próprias chaves. Assim, o primeiro turno tem 8 jogos e o segundo 7. Os 4 primeiros de cada grupo se classificam para a fase decisiva, que é disputada em um jogo único. Os vencedores de cada turno se enfrentam e decidem quem será o campeão gaúcho em jogos de ida e volta. Se uma mesma equipe vencer a Taça Piratini e a Taça Farroupilha, ela é a campeã antecipada.

Pontos positivos: Esse formato permite que as equipes do interior tenham reais condições de surpreenderem os grandes do estado

Pontos negativos: Um campeonato com 16 clubes para um estado com aproximadamente 11 milhões de habitantes é um grande exagero, o que reduz demasiadamente a qualidade técnica da competição.

Campeonato Goiano: 

O campeonato goiano é composto por 10 clubes, que se enfrentam em dois turnos, dentro e fora de casa. Após todos os times se enfrentarem por duas vezes, os 2 últimos são rebaixados para a segunda divisão e os 4 primeiros se classificam para a fase final da competição. O primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo disputa com o terceiro colocado um lugar na final.

Pontos positivos: A competição tem um número enxuto de participantes e a classificação dos 4 primeiro para um play-off final deixa o campeonato mais atrativo.

Pontos negativos: Os 18 jogos da primeira fase são exagerados e desgastam os times sem conseguir preparar bem as equipes.

Campeonato Mineiro:

O Campeonato Mineiro é formado por 12 times, que disputam as 4 primeiras colocações para se classificarem para as semifinais. Os 2 últimos são rebaixados. Simples. Na fase final, o primeiro colocado joga a semifinal e a final podendo empatar todos os jogos para ser campeão.

Pontos positivos: É o campeonato estadual, entre os principais do país, que começa mais tarde. A primeira rodada deste ano foi no dia 29 de janeiro. O que garante um período maior de recuperação dos jogadores e de pré-temporada.

É o campeonato estadual que mais privilegia os primeiros colocados.

Número suficiente de equipes participantes.

Pontos negativos: As equipes do interior dificilmente conseguem chegar a uma final, pois geralmente se classificam na última vaga para o play-off. Dessa forma, como os primeiros colocados têm a vantagem de jogar por dois resultados iguais, faz-se necessário que o time mais modesto seja muito superior para derrotar os grandes clubes.

Campeonato Paranaense: 

O Campeonato Paranaense é formado por 12 clubes e é divido em dois turnos. Simples e prático. Todos os times se enfrentam nos dois turnos e o vencedor do primeiro enfrenta o vencedor do segundo, sem quartas e semifinais. As duas equipes que menos pontuarem durante a competição são rebaixadas.

Pontos positivos: Atlético e Coritiba se enfrentam nos dois turnos.

Número suficiente de equipes participantes.

Pontos negativos: O campeonato tem 22 rodadas na primeira fase. Um grande exagero e bem desgastante.

A final não tem saldo de gols. Ou seja, se um time ganhar por 27 a 0 o primeiro jogo, e perder o segundo por uma desvantagem mínima, a disputa vai para os pênaltis

Campeonato Paulista:

O Campeonato Paulista possui 20 times e sua fase inicial é através de pontos corridos. Todo mundo joga contra todo mundo e os 8 primeiros colocados se classificam para as quartas de finais, enquanto os 4 últimos são rebaixados. Os classificados para próxima fase disputam as quartas e as semis finais em apenas um jogo de ida. Apenas a final é realizada com jogos de ida e volta.

Ponto positivo: Há maior possibilidade dos times menores conseguirem chegar mais longe na competição, pois são 8 os classificados e por haver apenas uma partida nas fases finais, torna-se mais fácil a "zebra" entrar em campo. Prova disso é a Ponte Preta ter eliminado a equipe do Corinthians e o Guarani estar na final, tendo eliminado o poderoso São Paulo, por exemplo.

Ponto negativos: O Campeonato Paulista começa no dia 21 de janeiro e possui 19 rodadas na primeira fase. É o campeonato mais desgastante de todos. Sua fórmula começa a ser contestada, principalmente pela TV Globo, detentora dos direitos televisivos. Não deve durar muito com esse atual formato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Dibico E.C

Siga-nos no Twitter: @dibicoec
E curta-nos no Facebook: www.facebook.com/dibicoec

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...